TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise quimica

Por:   •  10/12/2015  •  Artigo  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ANALÍTICA

I.1 – DIVISÕES DA QUÍMICA

        A Química é a ciência que tem como objeto de estudo a matéria, sua composição, estrutura, propriedades físicas e reatividade.  Apesar de existirem diferentes maneiras de se ordenar o conhecimento químico, tradicionalmente, dividimos por conveniência a Química em  5 (cinco) campos principais de estudo:

  • Química Inorgânica
  • Química Orgânica
  • Química Analítica
  • Físico-química
  • Bioquímica

Esta divisão é apenas uma tentativa de racionalizar o estudo da química pela subdivisão em áreas de estudo, porém tal classificação torna-se rapidamente limitada e mostra-se arbitrária, sobretudo quando consideramos ramos da química, tais como a sonoquímica, nanoquímica, bioanalítica, etc.  Contudo esta divisão além de ter uma base histórica é a forma mais simples de abordar didaticamente a Química.  

Cada campo da Química possui uma abordagem diferente do conhecimento químico , porém, observa-se uma complementaridade entre estas abordagens.  A aquisição de um sólido conhecimento em Química passa pela aquisição de competências em cada um dos campos citados.   Por exemplo, a aquisição de conhecimentos em Química Analítica é bastante favorecida pelos conhecimentos já adquiridos em outros campos da Química.  Podemos dizer, igualmente, que o aprendizado da Química Analítica acaba por aprofundar o conhecimento em outras áreas desta ciência.  

        Considerando este aspecto interdisciplinar e multidisciplinar da ciência química é que aconselhamos aos estudantes evitarem a dissociação do aprendizado, é necessário que o estudante crie  mecanismos mentais de percepção das interações existentes entre os diversos campos da Química.

I.2 – QUÍMICA ANALÍTICA: Definição, divisão e campos de aplicação

        Antes de adentramos no mundo da Química Analítica é necessário que saibamos o que é (e o que não é) a Química Analítica.  Afinal, não vamos entrar em algo sem saber o que nos aguarda (não é verdade ?).

        Pode parecer simples definir o que é Química Analítica, porém devido ao seu amplo e ativo campo de atuação qualquer definição que se queira completa pode ficar apenas na pretensão.

        É muito comum escutarmos dizer que a Química Analítica é a área da Química responsável pela caracterização qualitativa e quantitativa da matéria.  Tal definição é um equívoco, uma vez que praticamente todos os químicos realizam no seu dia-a-dia análises químicas visando a caracterização da matéria.  Uma vez que a execução de tais análises são uma constante em todos os ramos da Química.  Alguns químicos chegam a argumentar (baseados nesta falsa definição da Química Analítica) que a Química Analítica não é um ramo da Química, mas sim uma aplicação do conhecimento químico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com