TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa de produção de biogas

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.863 Palavras (20 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 20

Anàlise comparativa de produção de biogàs apartir de excremento de animais.

Introdução.

Algumas actividades humanas tem provocado a degradação do meio ambiente tais como a queima de combustiveis fosseis, ocasionado a emissão de grandes quantidades de poluentes para a atmosfera e consequentes  mudanças climàticas.

    Neste contexto a produção da energia de maneira renovavel è uma medida interessante sob ponto de vista ambiental no que se refere à poluição  global, uma vez que ele permite a obtenção de energia sem recorrer à queima de combustiveis fosseis e a consequente emissão de residuos poluentes na atmosfera PECORA 2009. 

Para permitir a maior sustentabilidade do ser humano e do nosso planeta, è necessàrio densevolver o hàbito de uso de energias renováveis tais como biomassa, energia hidraulica, solar, e eólica. As energias renovaveis são as que derivam de ciclos naturais, por isso são renovaveis, isto è, inesgotaveis.

 Entre as fontes de energia renovável tem-se o biogás, que é produzido apartir da decomposição anaeròbica de materia orgànica, que è um tipo de biomassa.

                A busca pelo aumento de produtividade agropecuária leva à análise dos diversos elementos da cadeia de criação para identificar pontos com potencial de melhoria, o excremento animal tem dado pouco ou nenhum retorno para o produtor, pois eles tem usado o excremento de animais como adubo.

Nos casos de criação de bovinos, galinhas e suinos, os excrementos desses animais  tem sido um problema grave para os criadores, pois frequentemente causam doenças e contaminam a atmosfera. Entretanto com o tratamento adequado, os excrementos de animais podem trazer importantes benefícios para os produtores.  

A biodigestão è um dos processos que permite o melhor aproveitamento e aplicação dos excrementos de animais , proporcionando ao produtor três importantes benefícios:      

  • produção de biofertilizante;
  •  produção de biogás;
  • diminuindo o impacto negativo causado ao meio ambiente.

Problema.

A agropecuaria (agricultura, bovinocultura e outras criações) é uma actividade desenvolvida como fonte de rendimento e estabilização social da maior parte de familias Moçambicanas, principalmente as que residem nas zonas rurais.

Durante a actividade da bovinocultura, caprinocultura e outras criações, os criadores tem enfretado problemas no que concerne gestão dos excrementos dos animais. Pois muitas vezes, tem se utilizado os excrementos para a preparaçao de solo para a actividade agricola, e o resto de excremento e descartado de forma incorreta.

Nesta  vertente  os excrementos de animais causam impacto negativo ao meio ambiente quando descartados de forma incorrecta, pois durante a sua decomposição libertam metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e outros gases causadores do efeito estufa . E dependendo da proporçao dos gases mencionados, podem levar a produção do biogàs.

Com base nestas inquietações torna-se fundamental questionar :

  • Como produzir e avaliar o biogàs obtido a apartir de diferentes tipos de excrementos de animais, de forma a reaproveitar os excrementos e minimizar a emissão de gases poluentes do meio ambientte, provenientes da decomposição desses excrementos?

  • Como avaliar o biogàs produzido a partir de diferentes excrementos de animais de forma a mimnizar a emissão dos gases poluentes do meio ambiente provenientes da decomposição desses excrementos?

Objectivos:

Objectivo geral:

  • Produzir biogàs apartir de diferentes excrementos dos animais (bovino, galinha, e suino).

Objectivo específico: 

  • Fazer uma análise química do biogás produzido a partir de excrementos de animais.
  • Identificar os componentes (parâmetros) dos excrementos de animais relevantes para a produção de biogás. 
  • Comparar o biogás produzido a partir de excrementos de animais através de paramentros relevantes do biogás.
  • Criar um biodigestor alternativo para produção de biogás.
  • Contribuir na minimização do impacto ambiental causado pela decomposição de excrementos de  animais no sector agrícola.

Perguntas de pesquisa.

  1. Como produzir biogas a partir de diferentes excrementos de animais?
  2. Como analisar o biogas produzido produzido a partir de diferentes estercos (excrementos de animais)?
  3. Que componentes ( parametros) dos excrementos de animais sao relevantes na produção de biogas?
  4. Qual dos excrementos produz maior quantidade de biogas?
  5. Como minimizar o impacto ambiental causado pela decomposiçao de excrementos de  animais no sector agricola.

Hipoteses:

  1. O biogás pode ser produzido apartir da decomposição anaeróbica de excrementos de animais.

  1. A produção de biogás, obtida a partir de diferentes excrementos animais pode ser avaliada apartir da quantidade de excrementos, a composição dos mesmos e o tipo de alimentação dos animais, além de fatores externos como o clima, tipo de confinamento e a eficiência do biodigestor.
  1. O biogas  
  1. È possível obter biogás apartir de dejectos de animais.

Não è possível obter biogás apartir de dejectos de animais.

  1. Os dejectos de animais interferem negativamente no efeito de estufa.

  1. O biogás é composto por: metano, dióxido de Carbono e outros gases.

Justificativa:

Além da oportunidade de gerar energia elétrica, diversificando a matriz energética com uma alternativa descentralizada, a utilização do biogás de aterros

contribuir para diminuir as consequências das mudanças climáticas, já que o gás metano, produzido pelo lixo, é cerca de 21 vezes mais nocivo que o gás carbônico (CO2) na formação do efeito estufa. Com isso, projetos de aproveitamento desse recurso são passíveis de comercialização de créditos de carbono no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto pelo Protocolo de Quioto1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (289.1 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com