TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise qualitativa de açúcares

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

QDA: TESTE PRÁTICO: Análise qualitativa de açúcares

Objetivo

Avaliar o tipo de açúcar (aldose/cetose), solubilidade, mono, oligo ou polissacarídeo, além de açúcares redutores.

Materiais e Reagentes

Os reagentes e soluções necessários para a realização da prática estão descritos na tabela 1.

Tabela 1: Reagentes para a realização dos testes em questão

Reagente

Fórmula química

Massa molar (g.mol-1)

Ácido sulfúrico

H2SO4

98,079

Seliwanoff

0,005% de resorcinol em HCl

-

Benedict

CuSO4/ OH-

-

Lugol

I2 (1%) /KI (2%) em H2O

-

Hidróxido de sódio

NaOH

39,997

Ácido clorídrico

HCl

36,460

As vidrarias necessárias e utensílios necessários são: tubos de ensaio, béquer de 50 ml, pipeta pasteur, banho-maria, banho de gelo e estante para tubos.

MÉTODOS

Preparo de solução de NaOH 1 mol.L-1

Com o intuito de preparar uma solução de 25 mL de NaOH 1 mol.L-1, pesar em balança analítica aproximadamente 1 g do mesmo. Transferir o volume para um balão de 25,0 mL, previamente higienizado. Completar o volume com água destilada até o menisco e agitar cuidadosamente. Por fim, envasar em um frasco devidamente apropriado e identificado, armazenar em local adequado para posterior utilização.

Teste de solubilidade

Para a realização do teste de solubilidade, pesar com auxílio de um papel, três massas de aproximadamente 0,5g da amostra sólida em balança analítica. Em seguida, transferir as massas pesadas para diferentes tubos de ensaio. Identificar os tubos com a numeração 1, 2 e 3 para identificar respectivamente: água na temperatura ambiente, água quente e ácido sulfúrico diluído quente.

Por fim, adicionar 2 ml dos respectivos solventes aos tubos correspondentes. O aquecimento dos tubos 2 e 3 deverá ser feito com auxílio de um bico de Bunsen, tomando os cuidados necessários. Agitar e observar os resultados obtidos.

Reação de Seliwanoff

Coletar, com auxílio de uma pipeta pasteur, quatro gotas da solução do açúcar em água (feita no teste anterior) e adicionar a um tubo de ensaio previamente higienizado. Em outro tubo de ensaio, adicionar quatro gotas de água para ser usada como branco. Em seguida, com auxílio de uma pipeta pasteur, previamente higienizada, adicionar 10 gotas da solução de Seliwanoff.

Posteriormente, colocar os dois tubos de ensaio, identificados, em um banho-maria com água fervente por três minutos. Ao fim do período estabelecido, transferir os tubos de ensaio para um banho de água fria. Ao resfriar os tubos, colocar novamente a amostra de glicose em banho-maria de água fervente. Observar e anotar os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com