TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Educação de química através de truques de mágica

Por:   •  18/5/2017  •  Artigo  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 18

A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE MÁGICAS1

Richard Araujo Salles2, Aline Marques da Silva3

THE PRACTICE OF EXPERIMENTS IN THE CLASSROOM THROUGH MAGIC1

RESUMO

A Química está presente no nosso dia a dia e pode ser facilmente inserida na realidade escolar. Ao longo das últimas décadas a pesquisa sobre o ensino de ciências no ensino médio e fundamental tem dado enfoque a diversos elementos com o papel e a importância das atividades práticas, o livro didático e as diferentes formas de abordagem dos conteúdos. Portanto este trabalho visa estimular a prática de experimentos em sala de aula, expor a sua importância, despertando assim a curiosidade e chamando a atenção dos alunos do ensino médio. Pensando nisto foi proposta uma nova ferramenta alternativa para o desenvolvimento do tema, a prática de experimentos através de mágicas, abordando dentro da sala de aula princípios químicos usados em mágicas de uma maneira impactante e inovadora, associando-os aos conteúdos estudados no Ensino Médio, estimulando assim o aprendizado de uma forma atrativa e lúdica. Diante disso, tornam-se necessários estudos com ênfase maior na questão metodológica e viabilização de atividades experimentais em sala de aula. Foi concluído então que este método apresentado na pesquisa é válido e pode ser muito proveitoso e satisfatório auxiliando os professores de Química no trabalho em sala de aula e contribuindo para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos conteúdos da área.

Palavras-chave: Experimentos em aula; Química; Mágicas; Princípios químicos; Metodologia de ensino.

ABSTRACT

Chemistry is present in our everyday life and can be easily inserted in the school. Over the past decades research on science education in elementary and middle school has focused on various elements with the role and importance of practical activities, the textbook and the different ways to approach the content. Therefore this work aims to encourage the practice of experiments in the classroom, exposing their importance, thus arousing curiosity and drawing the attention of high school students. Thinking it was proposed a new alternative tool for the development of the theme, the practice of magic through experiments, approaching within the classroom chemical principles used in a magical way impactful and innovative, linking them to the contents studied in High School thereby stimulating learning an attractive and playful. Therefore, studies are necessary with emphasis on methodological issue and viability of experimental activities in the classroom. It was then concluded that this method presented in this research is valid and can be very rewarding and satisfying helping Chemistry teachers at work in the classroom and helping to improve the teaching and learning of content area.

Keywords: Experiments in class; Chemistry; Magic; Chemical Principles, Methodology of teaching.

INTRODUÇÃO

Química é uma ciência que estuda a matéria, as transformações e as variações de energia que acompanham estas transformações da matéria. Representando uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas. Muito pode ser compreendido com o conhecimento e as perspectivas fornecidas pela Química como o crescimento das plantas, fluídos corporais, a formação de rochas, o papel desempenhado pelo ozônio na atmosfera, a degradação dos poluentes ambientais, as propriedades do solo, a ação medicinal de drogas, dentre muitas outras. Assim como qualquer ciência (Física, Biologia, etc.) a Química progride através da chamada atividade científica também chamada de pesquisa científica ou método científico de trabalho que, em linhas gerais, se desenvolve através da observação de fatos ou fenômenos ocorridos na natureza, nos laboratórios, nas indústrias etc. e da realização de experiências, o que é muito importante.

A Química, porém, não é uma ciência complicada, que é somente executada por químicos especializados em laboratórios com aparelhagem cara e sofisticada. Pelo contrário, ela está presente no nosso dia a dia e pode ser facilmente trazida para a realidade escolar.

Ao longo das últimas décadas a pesquisa sobre o ensino de ciências no ensino médio e fundamental tem dado enfoque a diversos elementos, sendo alguns mais específicos como o papel e a importância das atividades práticas, o livro didático e as diferentes formas de abordagem dos conteúdos, como está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Ainda há outros que podemos classificar como sendo de caráter mais geral, ou seja, falam sobre os fundamentos da educação científica, seus objetivos, seus condicionantes socioculturais, políticos e econômicos.

Esse trabalho visa estimular a prática de experimentos em sala de aula, expor a sua importância, despertando assim a curiosidade e chamando a atenção dos alunos do ensino médio. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho está baseada na demonstração em sala de aula de mágicas envolvendo princípios químicos e suas explicações fundamentadas em simples conceitos da química, partindo de uma demonstração aparentemente fantástica, como é o apelo visual dessas mágicas, para prender a atenção dos alunos. E que podem ser facilmente aplicadas, relacionando-as com os conteúdos estudados em química no ensino médio. Desta forma, estabelece-se uma relação equilibrada entre a prática e a teoria, a maior frequência na produção de experimentos em aula levará a uma maior assimilação dos conteúdos pelos alunos. Além de estimular o interesse pela matéria e aproximá-la do cotidiano do aluno, enriquecendo o aprendizado individual.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 OBJETIVOS GERAIS

Estimular a prática de experimentos no ensino médio, promovendo o aprendizado da química. Trazer para dentro da sala de aula experimentos químicos de uma maneira impactante e inovadora através de mágicas que utilizem princípios químicos, associando-os aos conteúdos estudados no ensino médio, estimulando assim o aprendizado de uma forma atrativa e lúdica.

1.2.2        OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Incentivar a prática de experimentos em aula;
  • Melhorar a assimilação dos conteúdos;
  • Aproximar a química à realidade e ao cotidiano dos alunos de uma forma inovadora.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (1999), o “Ensino de Química” deve oportunizar ao aluno desde uma compreensão dos processos químicos, até a construção de conhecimentos científicos com relação as aplicações tecnológicas, suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.” Confirmando a importância de desenvolver novas maneiras e metodologias de abordar os conteúdos, buscando sempre tecnologias inovadoras para uma aula mais dinâmica e atrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com