TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas da Qualidade

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

        

Corretor Líquido Multicolor

Uma abordagem em HoQ

35469 Ana Portela

35471 Camila Marques

35470 Daniel Correia

35663 Paula Dias
24942 Ricardo Faria

Resumo:

O Quality Function Deployment (QFD) é um método desenvolvido no Japão, em meados de 1966, com o intuito de ajudar a transformar a voz do cliente em características mensuráveis de engenharia para um determinado produto (Jaiswall, 2012). Este trabalho teve como objetivo interrelacionar os requisitos de clientes com os requisitos técnicos no desenvolvimento de um corretor multicolor [a][b]recarregável que apresenta uma característica diferenciada e [c][d]não observada em produtos substitutos. [e][f]Tendo em conta estudos de mercado, os resultados obtidos apontam para um maior [g]destaque e aceitação do nosso produto em relação à sua concorrência.

Palavras – Chave: QFD; Casa da Qualidade; Corretor Multicolor Recarregável; Cliente.[h]

Outubro de 2017

Introdução

        A fim de acompanhar a dinâmica do mercado, as companhias estão sempre a promover inovações nos seus produtos ou serviços. Em geral, para que estas melhorias satisfaçam os clientes, os departamentos responsáveis analisam a manufaturação e o historial de desempenho da concorrência, bem como os dados relativos às exigências dos consumidores que, frequentemente, surgem incompletos. Além disso, as informações adquiridas são por vezes examinadas isoladamente, sem comparação com outros materiais que possam contrariar ou suportar as conclusões obtidas [i][j](Jennifer Tapke).[k][l][m]

        Em contraste, o “Quality Function Deployment[n][o](QFD) (Fig.1) apresenta uma “prima facie” para ser uma ferramenta no auxílio da tradução de informação vaga e imprecisa, dos requisitos dos clientes, em informação mensurável por requisitos técnicos (Bruge, 2007). O QFD utiliza um formato de matriz que proporciona a tradução lógica e sistemática de dados baseados em marketing e benchmarking, vitais para a introdução e planeamento de novos sistemas, em informação tangível pelas equipas de desenvolvimento de novos produtos (Bruge, 2007; Jennifer Tapke[p]).

Segundo Bruge (2007)[q], apesar da aparência simplificada do QFD, muitas organizações, frequentemente, encontram dificuldades na aplicação desta ferramenta da qualidade, em grande parte, devido às abordagens que são mais ou menos rigorosas. As dificuldades apresentadas resultam principalmente devido a (Bruge, 2007):

• Tipo de mercado onde o QFD é aplicado;

• Confusão com as categorias de requerimentos;

• Complexidade do problema.

Figura 1 - Processo QFD, adaptado de Bruge (2007)[pic 2]

        Assim sendo, o presente [r]trabalho tem como objetivo apresentar dados hipotéticos de requisitos dos clientes no que diz respeito a corretores líquidos, propor inovações específicas para este produto numa empresa fictícia, traduzir os requisitos dos clientes em requisitos técnicos, através da metodologia QFD, com a implementação e construção de uma Casa de Qualidade (House of Quality[s]; HoQ), “Phase 1“, e, finalmente, analisar a HoQ, inferindo acerca dos pontos fortes e fracos do produto proposto, assim como a viabilidade da sua produção e inserção no mercado. [t][u]

        Relativamente à HoQ (Fig.2), consoante [v]Jaiswall (2012)[w], as características dos clientes devem ser classificadas de acordo com o seu grau de importância e correlacionadas com características técnicas, tendo em conta os pesos atribuídos a estas. Ademais, é importante notar que nem todos os requisitos do cliente poderão ser do seu conhecimento (regulamentos e standards).

        Para além desta correlação, a HoQ apresenta ainda secções que permitem comparar a preferência dos clientes entre o produto sugerido [x]e os existentes no mercado. É composta ainda por uma secção que relaciona os requisitos técnicos entre si, denominada por “telhado”, e as suas direções de melhoria. No final, as colunas da matriz são somadas, permitindo que as características técnicas do produto sejam ponderadas de acordo com a sua influência perante os requisitos dos clientes.

        Os parâmetros do sistema que não se correlacionam, identificados por células vazias, poderão ser desnecessários para o projeto[y]. Os parâmetros com correlações fracas apontam para informações em falta, enquanto as matrizes com muitas correlações indicam que as necessidades dos interessados ​​podem necessitar de um aperfeiçoamento.[z][aa][ab]

[pic 3]

Figura 2 - Casa da Qualidade (House of Quality[ac]; HoQ)

Caracterização da organização

A Tez[ad][ae][af] é uma indústria nacional fictícia, que teria sido fundada há 20 anos. Possui um variado portfólio de produtos destinados aos segmentos escolar, escritório, papelaria, informática e pontos de vendas, destacando-se pela diversidade e qualidade dos seus produtos.

Instalada em Braga, em sede própria com mais de 8.000 m² de parque industrial e escritório, produz numa moderna fábrica devidamente certificada pela ISO 9001, mais de 200[ag] produtos variados. Atualmente, a Tez atua em todo o mercado europeu por meio de representantes altamente qualificados que atendem o comércio de forma geral, desde os pequenos lojistas até grandes redes de distribuidores, sempre com toda a dedicação requerida por este tipo de organizações.

Clientes

O público alvo do produto proposto, o corretor multicolor recarregável é composto principalmente por adolescentes, na faixa etária dos 13 aos 19 anos, [ah]com maior incidência no sexo feminino. Porém, por se tratar de um produto universal, atende similarmente, aos requisitos de consumidores de outros nichos mercadológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (207.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com