TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ligações Químicas

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Experimento N0 3: Ligações Químicas

  1. Objetivo

Observar e avaliar a natureza e características das ligações químicas abordadas na prática.

  1. Fundamento Teórico

As características mais facilmente observáveis da matéria no estado sólido são a dureza relativa, a rigidez e o fato de que ele possui forma característica. O que causa diferença entre sólidos e líquidos são as forças de atração entre partículas de um sólido são suficientemente fortes para deixá-las em posição relativamente fixas. O que não acontece com os líquidos.

  1. Materiais e Reagentes

Reagentes

Materiais

Cloreto de Sódio (NaCl)

4 Cadinhos de Porcelana

Cloreto de Cálcio (CaCl2)

Triângulo de Porcelana

Sacarose (C12H22O11)

Bico de Bunsen

Ácido Sulfúrico Conc. (H2SO4)

7 Tubos de Ensaio

Ácido Oxálico (H2C2O4)

Pinça de Madeira

Sulfato de Cobre Anidro (CuSO4)

Proveta 25 mL

Hexano (C6H14)

Pipeta Graduada 10mL

Sulfato de Cobre Hidratado (CuSO4.7H2O)

Iodo Sólido (I2)

Água destilada (H2O)

  1. Procedimento Experimental

Inicialmente foi preparado o sistema de aquecimento com o bico de Bunsen o triângulo e o cadinho de porcelana para o aquecimento do cloreto de sódio, que foi deixado sob a chama por dez minutos. Logo após o sal foi trocado pelo cloreto de cálcio, que foi submetido ao mesmo processo, com seus resultados registrados.

[pic 2][pic 3]

Cloreto de sódio e cloreto de potássio respectivamente após o aquecimento

Foi transferida uma pequena quantidade de sacarose para um cadinho de porcelana, levada a capela para a reação com o ácido sulfúrico concentrado.

[pic 4]

Resultado da reação entre o ácido sulfúrico e a sacarose

 Em seguida foram necessários seis tubos de ensaio para análise de solubilidade em água e Hexano, no primeiro e quarto tubo foi colocado ácido oxálico, no segundo e no quinto foi usado cloreto de sódio novamente e no terceiro e no sexto foi a vez do sulfato de cobre anidro, nos tubos 1,2 e 3 foi usado água como solvente e nos tubos 4,5 e 6 foi usado o Hexano.

Um novo cadinho de porcelana foi usado para o aquecimento do sulfato de cobre hidratado, novamente a metodologia usada no cloreto de sódio e de cálcio.

E por fim uma pequena quantidade de iodo foi colocado em um tubo de ensaio e com a ajuda de uma pinça de madeira foi submetida a aquecimento, mas dessa vez sem cronometragem.

[pic 5][pic 6][pic 7]

Etapas da sublimação do iodo

  1. Resultados e Discussão

O cloreto de sódio quando foi submetido ao aquecimento perdeu a água que tinha absorvida, o que de certa forma ressecou o sal, caso o experimento fosse realizado em um tubo de ensaio, poríamos observar gotículas de água condensadas nas paredes do tubo. Algo semelhante ocorre com o cloreto de cálcio, só que de uma forma mais visível, já que eles diferem na carga dos íons que altera a energia da rede cristalina, já que quanto maior a carga menor essa energia se torna (Ca2+ e Na+), logo seus pontos de fusão são diferentes (CaCl2= 782°C; NaCl= 801°C). No segundo experimento, o ácido sulfúrico atua como um poderoso agente desidratante no açúcar, removendo a água da sua composição e formando bastante carvão. Apesar de não haver moléculas de água em si, o ácido remove as hidroxilas e os hidrogênios do açúcar formando água.

Na terceira etapa, os três reagentes apresentaram solubilidade na água, além disso, o sulfato de cobre anidro se hidratou apresentando mudança na coloração, tornando-se azul        e mudando sua formula química. Já no Hexano nenhum deles apresentou mudanças, já que o Hexano é um solvente apolar, não é capaz de solubilizar o ácido polar e os sais também polares.

 Submetido a aquecimento o sulfato de cobre hidratado apresentou o caminho inverso ao sulfato anidro em presença de água, com o passar do tempo a água de hidratação deixava o composto, que em consequência perdeu a coloração azul característica para um verde acinzentado.

O iodo após o aquecimento passa do estado sólido direto para o estado gasoso, configurando uma sublimação, logo após com a diminuição de temperatura ocorreu a ressublimação.

  1. Questionário

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

        O hexano não solubiliza o ácido oxálico devido a sua polaridade incapaz de retirar o hidrogênio do ácido, o mesmo acontece com o NaCl que é um sal iônico, sendo assim possui polos muito bem definidos assim como o sulfato de cobre, por isso eles apenas interagem com a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (576.8 Kb)   docx (389.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com