TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ligações Químicas

Por:   •  25/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

É incrível imaginar que um pouco mais de 100 elementos químicos classificados entre naturais e artificiais podem formar milhões de substâncias, e que a cada ano que se passa são encontrados muitos outros em laboratórios . Sabemos que as substâncias são formadas pela união de átomos, para que nós possamos entender essa união, é necessário conhecer as características atômicas para se estudar as ligações químicas.

A matéria é formada de átomos, e, na maioria das vezes é encontrada na natureza na forma de misturas, de substâncias compostas por átomos ou moleculas.

A combinação entre os diferentes elementos químicos forma diferentes substâncias e tais combinações existem devido as ligações químicas que são forças que unem os átomos.

LIGAÇÕES QUÍMICAS: Junção de dois

ou mais átomos

A ocorrência das ligações químicas está relacionada à estabilidade eletrônica dos átomos, observa-se que a estabilidade admitindo a regra do octeto ou teoria do octeto.

Existem formas diferentes dos elementos se combinarem e atingirem a regra do octeto, dando origem a tipos de ligações químicas. Existem 3 tipos de ligações químicas que são:

LIGAÇÃO IÔNICA

Como o próprio nome diz, é a ligação que acontece entre íons, ou seja, um átomo que recebi eletrôns e outro que doa, processo este caracterizado como transferência de eletrôns de um átomo para o outro de modo a ficarem estáveis com oito eletrôns no nível ou camada de valência.

As ligas iônicas acontecem entre átomos metálicos e não metálicos, pois metais possuem tendência em perder eletrôns, e os não metálicos possuem propriedades contrárias aos metais, sendo assim, há uma união entre um átomo que necessita doar eletrôns com outro que precisa receber.

LIGAÇÕES COVALENTES

A ligação covalente, diferentemente da ligação iônica, ocorre com compartilhamento de elétrons com o mesmo objetivo de completar o nível de valência de ambos os átomos participantes da ligação. Esse tipo de ligação ocorre entre átomos de elementos não metálicos, sendo assim, os dois átomos ligantes necessitam de elétrons, então compartilham reciprocamente elétrons entre eles.

As substâncias formadas por ligações covalentes são denominadas substâncias ou compostos moleculares.

LIGAS METÁLICAS

As ligas metálicas são ligações químicas que ocorrem entre elementos metálicos nas quais os átomos se estabilizam na forma de um "mar de elétrons". Está teoria conhecida como "teoria do mar de elétrons".

A ligação entre esses átomos forma uma rede, a fim de mantê-los unidos entre seus elétrons que passeiam livremente entre os átomos.

A liberdade em que os elétrons estão submetidos nas ligas metálicas faz com que os metais sejam bons condutores de calor e eletricidade, pois os elétrons podem transitar livremente em maio aos átomos de metais .

As ligas metálicas são desenvolvidas para para que tenhamos propriedades específicas que não conseguimos em um metal ouro e por isso são muito utilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com