TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas de Volume

Por:   •  30/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAÃO - UFMA                            [pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - CCET

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCENTE: LUIS GUSTAVO CANTANHEDE ALVES

20/09/2019

Medidas de volume

São Luís - MA

2019

1. Objetivos

 Conhecer os equipamentos, materiais e as técnicas de medidas de volume utilizadas em laboratório de química.

2. Introdução

A pratica de análise volumétrica requer a medida de volumes de líquidos com elevada precisão. Isso se deve ao fato da grande quantidade de tipos de aparelhos, que podem ser classificados em duas categorias: aparelhos para dar escoamento a determinados volumes (que podem ser incluídos aqui: pipetas e buretas); aparelhos para conter um volume liquido (balões volumétricos).

Medir volumes de líquidos de um recipiente significar comparar a sua superfície com a escala descrita no recipiente utilizado. Superfície essa denominada de menisco.

A comparação feita de cada vidraria é de muita importância, porque colocará em evidencia a que possui maior precisão e esta será a que possuir menor diâmetro.

3. Materiais utilizados

  • Água destilada;
  • Béquer de 50 mL, 100 mL;
  • Pisseta;
  • Termômetro;
  • Erlenmeyer de 50 mL, 125 mL;
  • Proveta de 25, 50, 100 mL;
  • Bureta de 50 mL;
  • Tubos de ensaio;
  • Balão volumétrico de 100 mL;
  • Pipeta graduada de 5 mL;
  • Pipetador de borracha (pêra).

4. Procedimento Experimental

Com o intuito de comparar algumas vidrarias no que se refere a medida de volumes, pegou-se então um béquer de 80 mL e colocou-se 50 mL de águe e então transferiu-se para uma proveta de 100 mL, após isso foi feito o procedimento inverso e constatou-se que a proveta é mais precisa, contento uma margem de erro de 5 mL.

Em seguida foram medidos 50 mL de água em um Erlenmeyer e transferidos para uma proveta, depois foram medidos 50 mL em proveta e transferidos para um Erlenmeyer de 50 mL.

Pipetou-se 25 mL de água usando a pipeta volumétrica e transferiu-se para a proveta de 25 ml. Um balão volumétrico de 100 mL foi cheio de água e transferido para uma proveta de 100 mL.

Em seguida, foram-se colocados 50 mL de água na bureta para adição de diferentes volumes em provetas de 25 mL. Depois mediu-se 50 mL de água em um béquer e transferiu-se para uma proveta de 50 mL. Foi feito o procedimento inverso para comparar a precisão.

Pesaram-se 20 mL de água em um béquer de 100 mL em uma balança analítica, essa etapa foi repetida várias vezes de 20 em 20 mL até que o béquer estivesse cheio, com o intuído de verificar a medida relativa entre as quantidades desse líquido.

5. Resultado e discussão

Vidrarias

Bureta

Balão vol.

Erlenmyer

Béquer

Proveta

Bureta

--------------------

~

Balão vol.

--------------------

~

~

Erlenmyer

~

--------------------

Béquer

--------------------

Proveta

~

------------------

Tabela 1: comparação de precisão das vidrarias

Na comparação entre um béquer de 50 mL e uma proveta de 100 mL, verificou-se a maior precisão da proveta. Os 50 mL transferidas do béquer alcançaram 45mL na proveta, com uma margem de erro de 5 mL.

Transferiu-se 50 mL de um Erlenmeyer para uma proveta que resultou em apenas 48 mL, com margem de erro de 2 mL, assim constatou-se mais uma vez a precisão da proveta.

Em seguida pipetou-se 25 mL usando uma pipeta volumétrica, que foi, então, transferida para uma proveta e também se encontrou 25 mL, e pode-se constatar que ambas as vidrarias são equivalentes.

Encheu-se uma bureta de 50 mL e foram transferidas para uma proveta 10, 10 e 5 mL até atingir em 25 mL, e contatou-se que ambos são equivalentes.

Por fim, foram comparados balão volumétrico de 100 mL com uma proveta de 100 mL, o resultado foi equivalente quanto a quantidade de volume da água. 

[pic 2]

Gráfico 1: relação entre massa e volume da água.

Pesou-se um béquer vazio de 100 mL para que fosse possível remover o peso do deste utilizando a tecla “tara” da balança, foi-se então colocado 20 mL de água no béquer que se obteve a massa de 19,94 g, em seguida adicionou-se mais 20 mL de água e foi observado uma massa de 40,53 g contendo agora no béquer 40 ml de água. De 20 em 20 foi-se adicionando água ao béquer e anotando as massas adquiridas pela balança, até atingir um total de 100 mL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (232.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com