TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas de Volumes

Por:   •  23/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS – BIOLOGIA

DISCIPLINA: TÉCNICAS LABORATORIAIS EM QUÍMICA

ALUNA: IANDRA REGINA FRANÇA PEREIRA

RELATÓRIO

Aula Experimental nº 3

Pinheiro – MA

2017

Medidas de Volume

Iniciamos a aula da ultima quarta-feira, 07, com uma aula experimental, onde nela, pudemos observar e aprender medidas de volume e analisar a exatidão das vidrarias volumétricas. Utilizando pipetas volumétricas, bureta, balão volumétrico, béquer, funil simples, proveta e um suporte universal (garras). Com estes equipamentos, conseguimos fazer testes para saber se os mesmos poderiam ser utilizados em experimentos.

1º EXPERIÊNCIA

No primeiro teste, colocamos a água com ajuda do funil simples, na bureta (25 ml), que já estava posicionada no suporte universal. Notamos que a proveta media 26 ml, enquanto o volume de água da bureta era 25 ml. Partimos para o cálculo.

25 --------- 100°

                1--------- x

25x = 100

x = 100[pic 2]

      25

x = 4%

2º EXPERIMENTO

Para o segundo experimento, retiramos a água dos recipientes e secamos para que não fosse adulterado seu resultado. Repetimos o mesmo processo verificando novamente se o volume marcado na bureta era o mesmo na proveta, porém, a proveta media 26 ml.

3º EXPERIMENTO

Neste terceiro teste, confirmamos que os equipamentos não estavam aptos para medições, pois, a proveta media novamente 26 ml, ou seja, contendo erros que normalmente acontecem nas medidas laboratoriais.

Conclusão

Observa-se que nos três experimentos foram ultrapassados apenas 1 ml, com ajuda do cálculo, obteve-se um percentual de  4%, logo, conclui-se que os equipamentos utilizados não estão precisos para medidas, podendo alterar resultados significantes em um experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com