TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Moléculas de Bruxaria

Por:   •  7/11/2020  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

A crença na feitiçaria e na magia sempre fez parte da sociedade humana, muito antes que a caça as bruxas começassem, no final da idade média. Fazem parte da história da europa pré cristã na qual se tem registro de muitas lendas, de divindades que assumem formas animais, monstros, deuses com poder de enfeitiçar, magos duendes, fantasmas.

O cristianismo se espalhou e tentando desviar as festividades cristãs como por exemplo ter selecionado o dia 1/11 como dia de todos os santos porque no dia 31/10 celebra-se o dia das bruxas, halloween.

Antes de 1350 a bruxaria só era crime se produzisse algum dano. Mas raramente os bruxos não eram condenados a morte.  O cristianismo não era contra à magia desde que  fosse sancionada pela igreja e reconhecida como milagre. Apenas quando a magia era exercida fora da igreja é que era considerada obra de satã.

Por volta de 1233 iniciou a Inquisição, tribunal da igreja católica para lidar com hereges. E depois de um tempo passou a lidar também com a bruxaria, tendo o auge da ‘caça as bruxas’ por volta de 1500 e 1600. E muitos casos os considerados bruxos não tinham nem direito a julgamento, eram condenados à morte, sendo que uma acusação já era considerada prova de bruxaria. Período de perseguição iria acabar apenas por volta de 1700 e 1800. Foram cerca de quase 500 anos de perseguição.

Muitas mulheres acusadas de bruxaria eram herboristas competentes no uso de plantas locais para curar doenças e mitigar dores. Especula-se que certas moléculas, embora não inteiramente responsáveis por esses séculos de perseguição desempenharam um papel substancial.

Primeiro grupo de moléculas – glicosídeos cardíacos encontradosno extrato de dedaleiras – que é uma planta selvagem europeia, usada como elixir do sono profundo

*diminuem e regularizam o ritmo cardíaco – digoxina – um dos medicamento

Relatos egípcios  e romanos falam de extrato de um tipo de cebola do mar usada como tônico cardíaco e em doses maiores como raticida. Hoje sabemos que esse efeito é observado por esse extrato conter uma molécula glicosídea cardíaca.

O efeito cardíaco é provavelmente devido a estrutura de um anel lactona de 5 membros ligado a extremidade do sistema esteróide com um OH extra que seria o responsável por afetar o coração

Compostos tóxicos semelhantes aos Glicosídeos cardíacos são encontrados em animais. Sem estrutura de açúcar e sem ação estimulante. São venenos convulsivos e como exemplo temos a bufotoxina, que é o componente ativo do veneno do sapo europeu comum. É uma das moléculas mais tóxicas conhecidas. Curiosamente segundo o folclore, além do gato, o sapo era um o animal que acompanhava as bruxas como encarnação de um espírito malévolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com