TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açúcar Na Química

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Açúcar

O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Especificamente, monossacarídeos e oligossacarídeos pequenos.  A sua principal característica é o sabor adocicado. Em culinária, quando se fala em "açúcares", costumam se excluir os polióis da definição de açúcar, restando todos os monossacarídeos e dissacarídeos. No singular, "açúcar" costuma se referir à sacarose, identificando outros açúcares por seus nomes específicos (glicose, frutose etc).

Perguntas Sobre o Açúcar

O que é Glicose?

R=É o hidrato de carbono, ou carboidrato, mais importante.

O açúcar é ácido ou básico?

R=Ácido, Suas soluções apresentam pH ligeiramente acido.

Qual a fórmula molecular do açúcar?

R=C12 H22 O11

Se sou Diabético não posso consumir açúcar?

R=Errado. No passado não era recomendada a ingestão de alimentos açucarados. Hoje em dia, já é possível, dentro de uma dieta planejada e controlada, que os açúcares e outros carboidratos possam fazer parte da alimentação de diabéticos.

A Química do açúcar

Quimicamente os açúcares são enquadrados na classe dos carboidratos ou hidratos de carbono, com fórmula molecular (CH2O)n. Eles são encontrados na forma de monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos. O carboidrato encontrado em maior proporção no nosso açúcar é a sacarose, um dissacarídeo formado por glicose e frutose. Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Como eles encontram-se presentes em diferentes alimentos, o seu consumo em excesso pode causar doenças como obesidade e diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar refinado não ultrapasse 10% do consumo diário total de calorias. Isso equivale numa dieta de 2.000 calorias diárias, a quatro colheres de sopa rasas, aproximadamente.

Tipos de açúcar

-Açúcar bruto

-Açúcar cristal

-Açúcar refinado

-Açúcar líquido invertido

-Açúcar mascavo

-Açúcar orgânico

[pic 1]

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (153.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com