TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BICO DE BÜNSEN E TÉCNICAS DE AQUECIMENTO.

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

1) Além do aquecimento com bico de Bünsen, quais outros equipamentos podem ser utilizados para a mesma finalidade?

R.: Lamparina de vidro, consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe por capilaridade, para ser queimado na outra extremidade (pavio). A temperatura da chama de uma lamparina de laboratório depende grandemente do combustível líquido que é utilizado. A queima de metanol (ou álcool metílico), por exemplo, produz uma chama menos quente do que a produzida através da queima de etanol (ou álcool etílico).

2) A combustão consiste na reação química entre dois ou mais reagentes (combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de calor. Assim, todas as reações de combustão são extremamente exotérmicas (mesmo que necessitem de uma fonte de ignição para ocorrerem). Quais são as diferenças entre combustão completa e incompleta de um gás?

R.:

Combustão  Completa
É a reação de combustão em que todos os elementos oxidáveis constituintes do combustível se combinam com o oxigênio, particularmente o carbono e o hidrogênio(H), que se convertem integralmente em dióxido de carbono(CO2) e água(H2O) independentemente da existência de excesso de oxigênio(O2) para a reação.

Combustão  Incompleta  ou  Parcial
Nesta reação aparecem produtos intermediários da combustão, especialmente o monóxido de carbono(CO) e o hidrogênio(H2), resultado da oxidação incompleta dos elementos do combustível. Ela pode ser induzida pela limitação na quantidade de oxigênio oferecido para a reação, pelo resfriamento ou sopragem da chama.

3) Escreva com o número correto de algarismos significativos a temperatura indicada no termômetro mostrado na figura.

[pic 1]

R.: (84,0 + ou - 1) ºF e (28,0 + ou - 1) ºC

4) Um estudante mediu a temperatura por meio de um termômetro clinico e observou que o nível de mercúrio estacionou na região entre 37 ºC e 38 ºC da escala, como está ilustrado na figura.

Expresse corretamente a medida de temperatura obtida pelo estudante.

[pic 2]

R.: (37,5 + ou - 0,5) ºC

5) A utilização do bico de gás é muito comum no laboratório, pois permite que os resultados de vários processos sejam percebidos, além de facilitarem muitos procedimentos químicos.

Descreva a maneira correta de ligar e de regular o bico de gás.

R.:

1. Primeiramente feche a entrada de ar (uma válvula que fica na parte inferior do aparelho);

2. Acenda um fósforo e o aproxime da parte superior, que é o ponto mais alto da câmara de mistura;

3. Agora sim a válvula de gás pode ser aberta;

4. Regule a chama através dessa válvula;

5. Com a regulagem do aparelho você obtém diferentes tipos de chama. Por exemplo, com a válvula totalmente fechada surge uma chama grande e amarela que desprende fuligem. Esta não é uma chama considerada boa, pois não possui uma temperatura suficiente para o aquecimento de substâncias.

6. Para se conseguir uma chama mais quente, abra vagarosamente a entrada de ar até obter uma chama azul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (418.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com