TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado em Química Industrial

Por:   •  18/5/2021  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da Qualidade – Bacharelado em Química Industrial

Trabalho - 1

Nome: Leandro da Silva Alves de Luna Prontuário: Sz3003922

1700-1930: No período pré-revolução industrial não havia uma demanda muita alta para aquisições de bens, de modo que na maioria das vezes os serviços eram dados com antecedência  para artesões, alfaiates, ferreiros e etc. Desse modo, o mesmo era responsável por todos os processos envolvidos na confecção dos produtos e como na maior parte das vezes os pedidos eram feitos por pessoas de alta classe e com um certo tempo de antecedência os produtos eram feitos com mais cuidado e delicadeza; por isso não é incomum a gente ouvir dizer que os produtos feitos antes do século XX tinham mais qualidade.

1931-1950: Com o aumento na demanda de serviço os pequenos artesões não estavam dando conta de produzir tantas peças, desse modo, para atender a demanda do mercado o mundo entrou na era da revolução industrial. Porém, um problema surgiu, ao produzir produtos em massa  e na grande parte das vezes por maquinas sem calibração alguma, houve uma produção expressiva de peças com defeitos  o que gerou perda de matéria prima, perda no tempo de produção e muitas vezes  a insatisfação dos clientes. Assim, uma medida adota para reduzir tamanhas perdas foi a inserção de inspetores de qualidade nos processos a fim de controlar a qualidade das peças produzidas por unidades de processos, além disso, gerar controle estatísticos de processos, detecção de erros e etc.

1951-1970: Nesse período houve uma grande evolução nos processos que tange a área da gestão da qualidade. O presidente de produção da GE, Armand Vallin Feigenbaum, elaborou um conceito chamado de Total Quality Control, nele Armand explica que a qualidade do produto depende não só do controle dos processos, mas, também, do engajamento de cada pessoa individual do cuidado com a produção e zelo pela manutenção das maquinas.

1971-1998: Na década de 70, o Total Quality Control foi aprimorado pelos consultores William Edwards Deming e Joseph Moses Juran, criaram o conceito Gestão Total da Qualidade. Esse novo conceito abrangeu um número maior de processos e etapas para o controle da qualidade, eles envolveriam agora a parte de planejamento, organização, controle e liderança. O Japão passou a investir pesado na qualidade dos seus produtos com treinamento de pessoal e no melhoramento na precisão das maquinas uma dos grandes exemplo de empresa que adotou tais praticas foi a, Toyota Motor Corporation,  que  superou o fordismo (produção em massa). Houve também outra melhoria no período que foi a criação da ISO 9001, que basicamente normatiza o sistema de gestão para garantir a otimização dos processos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos a fim de satisfazer os clientes e alcançar um produto de qualidade estável.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com