TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias de Gram

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

3 MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1 Lactobacilos (Yakult)        

3.2 Escherichia coli        

3.3 Cianobactérias        

4 DISCUSSÃO E RESULTADOS        

5 CONCLUSÃO        

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1 INTRODUÇÃO

O estudo das bactérias teve origem com o desenvolvimento do microscópio. Pois este proporcionou a observação das mesmas. Notou-se que elas não têm a carioteca, ou seja, que seu material genético fica livre no seu citoplasma. (MADIGAN)

Diferentemente das eucariontes, as bactérias não possuem organelas, a não ser os ribossomos, presentes em todos os seres vivos. As bactérias possuem também parede celular, constituída de peptideoglicanos. Existe uma classificação de bactérias que usam a diferença entre as paredes celulares das mesmas como modo de diferenciação. Este método classifica-as em Gram negativas e Gram positivas. (MADIGAN; TORTORA; CAMPBELL)

As bactérias denominadas Gram positivas possuem uma camada de peptideoglicanos mais espessa sobre a membrana citoplasmática do que as Gram negativas, que possuem sobre a membrana plasmática uma fina camada de peptideoglicanos, e acima deles uma membrana externa, similar à membrana plasmática. (CAMPBELL; MADIGAN; BLACK)

A diferença é notada, pois o processo de classificação teve origem da coloração, que recebeu o nome de coloração de Gram. Essa coloração consiste em, após a fixação do material em uma lamina, expor as bactérias ao corante violeta cristal durante um minuto. Passado este um minuto, lava-se o material com água e adiciona-se lugol, que agirá por mais um minuto, então, a lamina é lavada com álcool, onde as Gram negativas serão descoradas, pois suas paredes assim o permitem. Após a lavagem, adiciona-se vermelho de safranina, as Gram positivas preservarão a cor roxa e as Gram negativas irão apresentar coloração avermelhada. (MADIGAN; BLACK; CAMPBELL)

2 OBJETIVOS

Compreender a diferença entre as bactérias Gram positivas e negativas. Realizando o método de coloração de Gram para melhor entendimento de sua utilidade e seu funcionamento.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Lactobacilos (Yakult)

Com o auxilio de um conta-gotas foi adicionado uma porção da solução de leite fermentado (Yakult) em água na lâmina. Esse material foi fixado através do aquecimento na chama do bico de Bunsen. Após a fixação, adicionou-se violeta cristal, que agiu durante um minuto. Então com água, a lamina foi lavada, e em seguida o material foi exposto ao lugol durante mais um minuto. Após este tempo, lavou-se com álcool e a lamina foi deixada secando por mais meio minuto. Finalmente foi adicionado o vermelho de safranina e durante meio minuto este agiu. Depois, a lamina foi lavada com água corrente e deixada secar naturalmente.

3.2 Escherichia coli

De modo análogo ao descrito acima, as bactérias foram fixadas no fogo. Depois foi adicionado violeta cristal, que agiu por um minuto. Lavou-se a lamina com água, o material foi exposto ao lugol durante um minuto. Então lavou-se a lamina com álcool e foi adicionada a mesma vermelho de safranina, deixando agir por mais meio minuto, em seguida a lamina foi lavada com água e deixada secar naturalmente.

3.3 Cianobactérias        

Uma pequena porção de cianobactérias foi colocada na lamina e sobre o material colocou-se a lamínula e o material foi observado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com