TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO PECÍOLO DO BURITI (Mauritia flexuosa)NA REMOÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS

Por:   •  28/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Adsorção do corante têxtil azul de remazol por pecíolo de buriti (Mauritia flexuosa)

Renan R. S. Azevedo1 (IC)*, Domingos S. A. Silva1 (IC), Carlos A. Holanda1 (PG), Cícero W. B. Bezerra1 (PQ), Sirlane A. A. Santana1 (PQ), Hildo A. S. Silva1 (PQ)

1 Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Departamento de Química – Av. dos Portugueses s/n. CEP 65085-040

São Luis (MA). *E-mail: simiquite@hotmail.com

Palavras Chave:  Adsorção, Corantes têxteis, Buriti.

Introdução

    A contaminação das águas, principalmente, por corantes têxteis tem despertado o interesse por métodos que visam despoluir os efluentes têxteis. Entre esses métodos está à adsorção que utiliza diversos materiais como adsorventes, atualmente, os lignocelulósicos têm ganhado atenção por serem materiais de baixo custo e fácil obtenção, como exemplos, temos, a casca de arroz, serragem, mesocarpo de coco verde, epicarpo de coco babaçu e pseudo-caule de bananeira. Seguindo essa tendência foi investigada a remoção do corante azul remazol por pecíolo (talo) do buriti.  

Resultados e Discussão

O pHzpc estipulado para o pecíolo de buriti foi 4,6; a Figura 1 ilustra este valor. O pHzpc é o valor de pH no qual a superfície do adsorvente não está com excesso de carga em relação ao adsorvato, ou seja, as cargas presentes no adsorvente estão em equilíbrio com as do adsorvato. O valor foi determinado utilizando-se 0.1000g do adsorvente em contato com uma solução de KCl (0,1 mol.L-1), previamente ajustada com HCl/NaOH para os pH’s de 1 a 12, durante 24 horas. O valor do pHPZC é estimado a partir do ponto no gráfico empírico onde não há mudança no valor do pH.1[pic 1]

 

Figura 1. Gráficos do pHPZC e da influência do pH na       remoção do corante azul de remazol.

A influência provocada na quantidade adsorvida quando o pH varia foi determinada na concentração de 200mg.L-1 do corante. A faixa de pH foi entre 1 e 7, a Figura 1 mostra que o pH 1 apresenta uma melhor remoção do azul remazol pelo adsorvente.      A quantidade adsorvida decresce com o aumento do pH, o que já era previsto, pois o pHPZC indica que a superfície do adsorvente encontra-se carregada positivamente, o que favorece a remoção do azul remazol (corante aniônico) por atração eletrostática.

A Figura 2 representada a cinética de adsorção realizada em pH 2 e três concentração do corante azul remazol. Modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e Elovich foram aplicados aos dados experimentais com o intuito de determina a cinética de interação adsorvato-adsorvente. O modelo de Elovich foi que melhor representou a interação (Figura 2), indicando que o processo de adsorção depende do adsorvato e do adsorvente, e que os sítios de maior energia presentes no adsorvente são ocupados primeiro.2[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (328.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com