TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA-CCSST

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO- UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA-CCSST

Júlia Cristyna Reis Araújo

Relatório: Técnicas De Pesagem

IMPERATRIZ, 2021

JÚLIA CRISTYNA REIS ARAÚJO

Relatório: Técnicas De Pesagem

Relatório apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Química Experimental I, no Curso de Engenharia de alimentos, na Universidade Federal do maranhão.

Prof. Tito Da Silva

IMPERATRIZ, 2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVO GERAL        5

2.1 Objetivo Específico        5

3 PARTE EXPERIMENTAL        6

3.1 Equipamentos, materiais, reagentes e vidrarias        7

4 RESULTADOS E DISCURSÕES        8

5 CONCLUSÃO        9

6 REFERENCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

A pesagem é de suma importância no ambiente do laboratório, já que essa técnica é muito usual no laboratório de química para uma análise mais precisa. A pesagem é feita em balanças que podem ser de diversos tipos, porém o tipo mais usado é a balança de um único prato, que pode ser a analítica ou a de precisão.  A diferença entre as balanças de laboratório se caracteriza principalmente pelas atividades específicas de cada uma [1].

A Balança analítica, que um dos tipos de balança é um instrumento de grande precisão que pode pesar massas extremamente pequenas que vão desde décimos de gramas (0,1 g) até décimo de milésimo de gramas (0,0001 g). E nessa balança a bandeja de pesagem é enclausurada impedindo que a corrente de ar influencie na medição, assim o resultado é mais preciso [2].

Segundo a literatura a balança comum de laboratório é um instrumento com nível de precisão bem parecido ao analítico, porém, é de construção e operação mais simples. Mas é importante destacar que nesta balança, o prato não é protegido de correntes de ar [2].


2 OBJETIVO GERAL

- Execução de técnica de pesagem.

 

2.1 Objetivo Específico

- Pesar material sólido: Cloreto de sódio (NaCl);

- Aprender a Nivelar Balança;

- Realizar a pesagem de maneira correta;

- Usar a Vidraria correta para pesagem.


3 PARTE EXPERIMENTAL

Duas balanças, a balança analítica e a comum, Figura 1 e Figura 2, foram niveladas afim de evitar erros de pesagem. Logo após o nivelamento das Balanças, fez-se a tara da vidraria, de relógio, que foi utilizada na pesagem do material solido. Em um vidro relógio pesou-se 1 grama de cloreto de sódio, essa substancia foi sendo colocada com cuidado e em pouca quantidade na balança, quando chegou no valor próximo do desejado a balança analítica foi fechada para estabilizar e tirar qualquer fluxo de ar. Assim que o valor desejado foi alcançado, retirou-se o recipiente da balança com cuidado.

Fez-se o mesmo procedimento para pesar 2 gramas de cloreto na balança comum, a única diferença é que a substancia foi medida com uma precisão de duas casas. No primeiro momento a massa do vidro de relógio foi medida, logo após a balança foi zerada e a massa do vidro foi desconsiderada para continuar o experimento. Pesou-se 1 grama de cloreto de sódio em condições ambiente na balança, colocando a substancia em pequenas quantidades até chegar ao valor de 1g. Assim, a vidraria foi retirada de dentro da balança para finalizar a pesagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (602.9 Kb)   docx (566.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com