TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINÉTICA QUÍMICA

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

CINÉTICA QUÍMICA 

INTRODUÇÃO

Cinética Química é um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos.

[pic 1]

 As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes, e estas dependem de alguns  fatores como: superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes, pressão e uso de catalisadores.

Neste experimento realizado dois fatores já citados foram responsáveis para que a velocidade da reação fosse maior: a superfície de contato e a temperatura.

Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e portanto, aumenta a velocidade da reação.

Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação. Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação também aumenta. 

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Materiais utilizados:

  • 4 Becker;
  •  2 comprimido de Aspirina;
  • Aspirina em pó;
  • Água em temperatura ambiente
  • Água com temperatura de  65°C

Em cada Becker foi acrescentado uma certa  quantidade de água, sendo que em um a água encontrava-se  em temperatura ambiente e no outro  a água estava a 65ºC.

Em seguida foi adicionado o comprimido de Aspirina no Baker com  água a temperatura ambiente  , e outro comprimido no Baker com água a 65°C.

Nos outros dois Béqueres um com água em temperatura ambiente e outro com água a temperatura de 65°C, foi  colocado aspirina em  pó.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi observado que nos béqueres com água a 65°C , as reação aconteceram mais rápidas em relação as béqueres com água a temperatura ambiente. Foi observado também que nos béqueres com aspirina em pó, a reação também aconteceu mais rápida do que nos béqueres com aspirina em comprimido.

As reações aconteceram e velocidades diferentes , e a  explicação para alteração de velocidade das reações se deu pelos seguintes fatores:

Superfície de contato: Quando um dos reagentes de uma reação química é sólido ( aspirina), sua área superficial irá afetar a velocidade da reação. Isso acontece porque a reação ocorre apenas na superfície do sólido. Portanto, quanto maior a superfície de contato (aspirina em pó) entre os reagentes, mais rapidamente a reação acontece.

[pic 2][pic 3]

MAIOR SUPERFÍCIE DE CONTATO

MAIOR VELOCIDADE

MAIOR NÚMERO DE COLISÕES POR TEMPO

Temperatura: A velocidade das reações químicas aumenta com o aumento da temperatura. Quando a temperatura aumenta, aumenta o grau de agitação molecular e as moléculas passam a mover-se com maior velocidade. Isso favorece o aumento do número de colisões em um período de tempo. Dessa forma, as moléculas têm sua quantidade de movimento aumentado e, por consequência, colidiriam com maior intensidade entre si. O aumento do número de colisões faz com que a reação tenha velocidade aumentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com