TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO É E COMO DEVERIA SER O ENSINO DE QUÍMICA

Por:   •  26/10/2022  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

COMO É E COMO DEVERIA SER O ENSINO DE QUÍMICA

Atualmente, no ensino de química percebe- se que muitos alunos não conseguem aprender e não são capazes de associar o que é estudado com o seu cotidiano, se tornando desinteressado pelo conteúdo. Isso indica que o assunto não está sendo apresentado da forma descontextualizada, pois ainda tem professor que cobram dos alunos que decore os conceitos, esquecendo de contextualizar o assunto abordado. Para se tornar real, o ensino de Química deve ser problematizador e bastante estimulador, de maneira que seu objetivo seja o de conduzir o estudante à construção do saber científico.

No Ensino de Química há um grande déficit de rendimento da parte dos alunos do ensino fundamental e médio. As causas constantemente apontadas como responsáveis por tal situação são atribuídas na maioria das vezes ao preparo do profissional, à falta de oportunidade para o professor se atualizar, ou seja, a formação continuada. Nem sempre o professor está preparado para atuar de forma interdisciplinar, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Os livros didáticos podem ser, na maioria das vezes, utilizados como materiais educacionais que auxiliam os educadores a organizarem suas ideias, mas o professor deve evitar utilizar apenas esse recurso didático em suas aulas e utilizar apenas para auxiliar nos planejamentos.

Um exemplo a ser citado é o documentário “quando sinto que já sei”, que nos faz enxergar o quanto é possível criar uma educação de maneira não tradicional, colocando em foco grandes projetos educacionais que fogem do comum, assim como, a utilização de ambientes livres. A proposta destas pessoas é encontrar outras formas de educar, por meio de novos formatos de escolas com foco na formação de crianças mais críticas, autônomas e questionadoras. No ensino de Química isso também é viável, pois mesmo não tendo laboratórios é possível que os Professores façam alguns experimentos com intuito de estimular a criatividade dos alunos.  

Portanto, pode se observar o quanto é possível fazer com que a Química seja algo prazerosa de ser estudada. Ou seja, à grandes estratégias viáveis para o Ensino de Química, como, aulas expositivas, experimentações em sala de aula, estudo de textos ou artigos para um debate em sala, seminários, aulas de campo para colher materiais e ser analisado juntamente com o professor e até mesmo estudo de casos, então, parte do Docente inovar a sua metodologia com materiais do dia a dia do aluno, fazendo com que o discente sinta interesse em aprender Ciências.

Outro ponto importante também é a formação continuada do Professor, o quanto é necessário para tal aprendizado, favorecendo a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando um significado para as práticas pedagógicas e sendo responsáveis pela educação de qualidade dos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com