TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO DO COBRE SÓLIDO IMERSO EM SOLUÇÃO DE NITRATO DE PRATA

Por:   •  8/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Uma transformação química se destinge de uma transformação física pela alteração das características químicas de um composto, gerando por vezes um produto com propriedades diferentes dos seus reagentes, enquanto a transformação física envolve em sua maioria apenas transformações nos estados da matéria sendo na sua grande totalidade reversíveis.

Além disso torna-se crucial a análise e observação de comos átomos se organizam e agrupam. Nesse experimento iremos demostrar como os íons se comportam em uma reação de oxirredução a qual temos como reagentes o cobre e o nitrato de prata.

Objetivo

Verificar experimentalmente como ocorre às reações químicas de oxirredução, calcular a quantidade produzida de prata e a quantidade consumida de cobre e determinar sua proporção, com bases estequiométricas.

Parte Experimental

Preparou-se as amostras do cobre, limpando e lixando para retirar as impurezas que afetam na determinação da massa, e o mesmo foi transformado em bobina e teve sua massa determinada

Após essa etapa o béquer de 100mL foi marcado com o nome do grupo e teve sua massa determinada. Após isso, foi adicionado com a espátula aproximadamente 0,09g de do reagente no béquer e logo em seguida adicionou-se em torno de 50mL de água destinada, agitando o conteúdo até que todos os cristais tenham sido dissolvidos, pode-se observar que o composto do ponto de vista macroscópico se torna uma solução homogênea. Após isso adiciona-se a bobina, pretendendo a mesma como se fosse um gancho pendurado no béquer, cobrindo a mesma com filme plástico deixando por aproximadamente 72horas até o próximo procedimento.

Decorridas as 72 horas, o experimento foi observado e percebeu-se a oxidação que o fio de cobre sofreu e a formação do precipitado de prata no fundo do béquer. Além disso, a bobina foi retirada da solução após ter sido lavada.

Abaixo tem-se as imagens demostrando a reação de oxirredução.

Decorridos aproximadamente 96 horas, a solução foi decantada separando assim a solução aquosa do sólido, e adicionados 5ml de solução diluída de nitrato de prata para eliminar os resíduos de cobre metálico misturados com a prata. Após a decantação o precipitado foi submetido a três adições de cerca de 10mL de agua destilada, decantando entre as adições. Além disso a bobina de cobre foi pesada.

Após a terceira decantação, o composto foi inserido na estufa durante 20 minutos com intervalo de 2 minutos, e esse procedimento foi repetido por 2 vezes até notar-se a constância do peso do composto.

Na capela foi adicionado na prata já seca em torno de 10mL de ácido nítrico cuja concentração é de 6 mol L-1 . Após decorridos vinte minutos observou-se que ocorreu outra reação de oxirredução, tornando o composto novamente homogêneo macroscopicamente

Resultados e Discussão

Quando adiciona o pedaço de fio de cobre lixado e em formado de bobina na solução de Nitrato de Prata, ocorre uma reação oxirredução, que de acordo com Kotz (2009, p.169) “ Todo processo que o oxigênio é adicionado a uma outra substância é uma oxidação”.

Essa reação química forma a prata metálica e uma solução azul de Nitrato de Cobre (II). Com o tempo, o cobre vai reduzir os íons Ag

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (571.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com