TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO QUÍMICA INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM RAÇÕES

Por:   •  12/4/2017  •  Seminário  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO QUÍMICA INDUSTRIAL

DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM RAÇÕES

Cristina Sommer

Luana E. Seidel

Relatório da aula prática de bromatologia experimental para obtenção parcial de nota

Professora: Profª Ms. Cleusa Scapini

Lajeado, março de 2017


[pic 3]

RESUMO

A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos, pois está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição podendo afetar aspectos relacionados à estocagem, embalagem do produto e até mesmo o processamento. Umidade, considerando a análise por secagem, é fração que engloba todos os constituintes voláteis à temperatura 100-105°C sendo que a porcentagem de umidade do alimento (U%) relaciona-se com a quantidade de água disponível nele existente, pois na realidade, não é somente água que é removida, mas outras substâncias que se volatizam nessas condições. O método utilizado aplica-se a produtos de origem animal e vegetal, tendo como objetivo determinar a porcentagem de umidade em rações para o consumo animal. O princípio da análise é baseado na remoção de água por aquecimento, sendo que o ar quente absorvido por uma camada fina do alimento é então conduzido para o interior por condução,

PALAVRAS-CHAVES: Umidade. Alimento.


[pic 4]

1 METODOLOGIA

  1. Materiais utilizados

- Balança analítica

- Cápsula de porcelana

- Estufa 105°C

- Dessecador

- Espátula

- Moinho de circulação de água

  1.  Procedimento Experimental

Utilizou-se o método para determinação de umidade por secagem em estufa, descrita nas Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008)

Colocou-se uma porção da amostra em um moinho de circulação de água para moer a mesma. Utilizou-se um moinho com circulação de água para evita-se o aquecimento da amostra e consequentemente perda de umidade

Pesou-se duas cápsulas limpas e previamente secas em estufa a 105°C, por uma hora, resfriando-a em dessecador até temperatura ambiente. Anotou-se o peso obtido da cápsula. A manipulação das cápsulas realizou-se sempre com o auxílio de uma pinça, evitando segurar com as mãos, que podem passar-lhes umidade e gordura.

Homogeneizou-se a amostra e pesou-se em torno de 3 g desta em cada uma das cápsulas, sendo anotado o peso. Após pesar a amostra, levou-se a estufa pré-aquecida a 105º por 1 hora.

Passado a 1 hora, retirou-se da estufa com uma pinça e deixou-se em um dessecador até temperatura ambiente. Pesou-se o cadinho frio mais amostra seca. Para se obter o peso da amostra seca deve-se descontar o peso do cadinho vazio.

Repetiu-se a operação de aquecimento e resfriamento até peso constante. Para se obter peso constante, a diferença de pesagem deve ser menor a 0,0005 g.

[pic 5][pic 6]

2 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O peso da amostra obtida inicial será de 100%. O peso final da amostra após obter-se peso constante será o que se precisa determinar.

Peso inicial cápsula:

Peso inicial amostra:

Peso inicial  amostra + cápsula:

Tabela 01 – Pesagem amostras após estufa à 105°C, realizada em aula

Amostra

Pesagem 1 (g)

Diferença de pesagem

Pesagem 2 (g)

Diferença de pesagem

Pesagem 3 (g)

Diferença de pesagem

A

B

Fonte: da autora, 2017..

Tabela 02 – Pesagem amostras após estufa à 105°C, realizada em pelo laboratório

Amostra

Pesagem 1 (g)

Diferença de pesagem

Pesagem 2 (g)

Diferença de pesagem

Pesagem 3 (g)

Diferença de pesagem

A

B

Fonte: da autora, 2017..

        As pesagens foram realizadas de uma em uma hora. Pode-se verificar na tabela 01 que a perda de peso entre a segunda e terceira secagens foi muita baixa ou inexistente, o que permite inferir que toda água foi evaporada e que chegamos ao final de secagem,, sendo possível ter realizado o cálculo com estes valores. Foram realizada mais duas pesagens pelo laboratório, pois não havíamos conseguido terminar a prática, mas verifica-se que a mostra agregou peso. A amostra agregou peso, pois já tinha perdido toda sua umidade, sendo que deveríamos ter parado a secagem quando a diferença de pesagem foi de 0,005 g. Após isto a amostra começa a absorver umidade novamente, agregando peso a amostra novamente.

        Para se obter o resultado final utilizou-se o seguinte cálculo:

Tabela 03 – Resultados das amostras do grupo

Amostra

Peso final amostra

%U

A

B

Fonte: da autora, 2017..

Tabela 04 – Resultados das amostra de todos os grupos

Amostra

5  (%U)

6 (%U)

7 (%U)

8 (%U)

A

B

Fonte: da autora, 2017..

        Pode-se observar pelos resultados obtidos pelos grupos, que houve bastante diferença em alguns resultados, sendo que fosse avaliar estes teriam que desconsiderar os que ficariam fora do intervalo aceitável.

        Esta diferença pode ser de vários fatores, pois a análise de umidade requer muitos cuidados. Os fatores que podem ter interferido no resultado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com