TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração e Uso de Aparelhos Volumétricos

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO EXPERIMENTAL QUÍMICA L1

Experimento 01: Calibração e uso de aparelhos volumétricos, balança e tratamento de dados experimentais.

Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Química Fundamental

Aluno: Danilo Henrique Nascimento de Melo

Curso: Licenciatura Física

Matrícula: 10619627417

INTRODUÇÃO

A cromatografia consiste em ser um método para separação de componentes de uma solução, distribuindo-os entre duas fases imiscíveis, uma móvel e uma estacionária. A fase móvel seria os solventes e a fase estacionária o suporte sólido ( gel ou alumina ).

O entendimento da cromatografia é que substâncias diferentes, tem características diferentes, como ponto de fusão, ebulição, polaridade e índice de refração.

Para a identificação das substâncias que pertencem a mistura, usa-se uma comparação dos resultados de outras análises previamente conhecidas, ai compara-se com os gráficos dos resultados obtidos, ai por semelhança, descobre-se qual substância pertence.

OBJETIVO

Nesta prática, vamos poder analisar qualitativamente uma mistura de íons de Níquel (ll), Cobre (ll) e ferro (lll).

Observar como ocorre a separação de componentes de uma mistura, através da cromatografia, pretendendo observar a diferença de afinidade das substâncias pela fase estacionária e pela fase móvel, observando a distância percorrida pelos pigmentos.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Passo 1: Você receberá soluções aquosas de sais CuSO4, FeCl3, Nicl2 e uma amostra do secreta do tipo A

Passo2: Corte um papel filtro em forma de retângulo, de modo que se adapte ao interior do béquer de 100mL, sem encostar nas laterais e nem no fundo, para que o papel fique reto dentro do recipiente.

Passo3: Com um lápis grafite, faça uma linha reta  de uma extremidade inferior do papel.[pic 1]

Passo4: Pegue um capilar para cada substância, ou seja, 4 capilares, coloque a ponta de um capilar dentro da solução que irá pegar, remova o excesso.

Passo5: Aplique com cada capilar, um pouco da solução na linha reta traçada no papel filtro, de modo que não fiquem muito próximas uma da outra. ( É importante remover o excesso da ponta do capilar, para a marca não ficar muito grande)

Passo6: Espere as manchas secarem

Passo7: Vá até a estufa e com uma pipeta, prepare uma solução de 3,0M em uma proporção 4:1 de acetona e ácido clorídrico, respectivamente.

Passo 9: Pegue o papel filtro e cole no vidro de relógio e coloque dentro do béquer que contém a mistura de acetona e ácido clorídrico. ( É importante não deixar que a quantidade da solução dentro do béquer, não ultrapasse a linha traçada.)

Passo10: Aguarde até que o papel filtro absorva a solução por ação apilar, até o outro traçado feito na parte superior do papel filtro.

Passo11: Após atingir a marca, retire o papel filtro, espere secar e meça a distância do líquido percorrido, uma mancha de uma substância já será visível a olho nu.

Passo12: Vá para a estufa e utilizando o composto de NH3, passe o papel filtro na saída do recipiente de NH3 durante um tempo e observe que a amônia formará um complexo visível com um dos íons.

Passo13: Pegue o DimetilGlioxima, com um cotonete passe no papel filtro, para revelar a terceira mancha.

Passo14: Depois de revelada as substâncias, analise a amostra surpresa, e observe qual substâncias a compõe, analisando as manchas.

Passo15:  Com uma régua milimetrada, faça as medições da altura que cada substância percorreu.

RESULTADOS OBTIDOS:

As retas foram traçadas em uma distância de 4cm uma da outra. Foi visto que as substâncias NiCl2, Fecl3, CuSO4 e Amostra A percorreram uma distância de 1,25cm; 3,3cm; 2,4cm e 3,3cm, respectivamente. Agora iremos calcular os seus respectivos Rf (Fator de Retenção). O valor do Rf é característico para cada composto e é calculado pela distância que a substância percorreu (y), divido pela distância entre as duas linhas (x), ou seja Rf=Y/X

Para o Nicl2

Rf=1,25cm/4cm

Rf=0,312 [pic 2]

Para o FeCl3

Rf=3,3cm/4cm

Rf=0,825 [pic 3]

Para o CuSO4

Rf=2,4cm/4cm

Rf=0,600 [pic 4]

CONCLUSÃO

Podemos observar através desta prática, que a partir da cromatografia foi possível descobrir quais as substâncias presentes na Amostra A e também foi possível calcular o fator de retenção de cada íon das substâncias, as substâncias que continham na amostra A, foi o NiCl2 e o Fecl3. Pode-se concluir que a cromatografia é uma técnica muito importante, para identificar os íons que compõe uma mistura. Nesta prática foi realizado apenas a identificação dos componentes da amostra, mas há técnicas de cromatografia que servem pra separar misturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (581.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com