TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e características básicas dos metais e não metais

Projeto de pesquisa: Características e características básicas dos metais e não metais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

O trabalho ira relatar sobre os metais e não ametais suas principais aplicações e característica; entre eletronegatividade, tamanho atômico e potencial de ionização, forças atrativas e repulsivas chamadas ligações químicas; os diferentes tipos de ligações; a teoria do octeto e também a existência de diferentes tipos de ligações químicas e as propriedades no nosso cotidiano.

Desenvolvimento

Em Química um metal é um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade elétrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerada de átomos com caráter metálico. Em um metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos elétrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluir livremente, proporcionando a formação de íons positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não-metais. Os elétrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais. Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com os metalóides) e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas à esquerda da tabela periódica. Alguns elementos antes classificados como metalóides, hoje são considerados metais, são esses Germânio, Antimônio e Polônio, os demais são considerados ametais.

Os Não metais (ou Ametais) formam uma das três categorias de elementos químicos (as outras duas são os metais e os Metalóides) alguns elementos que antes eram classificados como Metalóide, hoje são classificados alguns por Ametais e outros por metais, segundo a classificação pelas propriedades de Ionização e de Ligação Química. Estas propriedades derivam do fato dos não-metais serem altamente Eletronegativos, isto é, de ganharem elétrons de valência de outros átomos mais facilmente do que libertam os seus.

Os não-metais são por ordem de número atômico:

• Carbono (C)

• Azoto ou Nitrogênio (N)

• Oxigênio (O)

• Flúor (F)

• Fósforo (P)

• Enxofre (S)

• Cloro (Cl)

• Selênio (Se)

• Bromo (BR)

• Iodo (I)

• Ástato (At.)

Esses ametais citados abaixo pertenciam ao grupo Semimetal, porém, com a queda do uso desse termo, esses elementos foram classificados como Ametais:

• Boro (B)

• Silício (Si)

• Arsênio (As)

• Telúrio (Te)

A maior parte dos não-metais encontra-se na parte superior direita da tabela periódica. A exceção é o Hidrogênio, que é em geral colocado na extremidade superior esquerda com os metais alcalinos, mas se comporta como um não-metal na maior parte das circunstâncias. Ao contrário dos metais, que são condutores de eletricidade, um não-metal pode ser um Isolador ou um Semicondutor. Os Ametais podem formar ligações iônicas com os metais ao ganharem elétrons, ou ligações covalentes com outros não-metais. Os Óxidos dos não-metais são Ácidos. Em comparação com os Metais, Ametais são maus condutores de eletricidade e calor. Só existem 12 não-metais conhecidos (16, contando o Boro, Silício, Arsênio e Telúrio, antes classificados como Semimetais), o que contrasta com mais de 80 metais, mas são os não-metais que constituem a maior parte da Terra, em especial das suas camadas exteriores. Os organismos vivos são compostos quase exclusivamente por não-metais. Muitos não-metais (Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio, Flúor, Cloro, Bromo e Iodo) são diatômicos e a maior parte dos restantes é poliatômica.

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (NE), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb). Além destes, existe também o Ununócio (Uuo), elemento de número atômico 118, que foi descoberto em 2006, sendo sintetizado em laboratório por meio do bombardeamento de átomos de califórnio (Cf.) com íons de cálcio (Ca2+). Todos esses elementos são gasosos em temperatura ambiente (daí o fato de serem chamados de “gases”) e são encontrados na natureza na forma isolada. Isso acontece porque eles são estáveis e possuem pouca reatividade em condições ambientes. É inclusive por isso que eles são chamados de “nobres” ou “raros”. Conforme as ilustrações abaixo dos átomos dos elementos da família dos gases nobres, todos eles (com exceção do hélio) possuem oito elétrons na camada de valência e essa é a razão deles serem tão estáveis. Os demais elementos da Tabela Periódica precisam realizar ligações químicas para ficar com a configuração eletrônica dos gases nobres, ou seja, ficarem com oito elétrons na última camada eletrônica ou com dois elétrons para os átomos que possuem somente uma camada eletrônica, a camada K. A. Assim, os outros elementos não são encontrados na forma isolada na natureza, mas na forma de seus compostos químicos. Por outro lado, os gases nobres já são estáveis e por isso são encontrados sozinhos.

*Hélio: O hélio é um gás muito leve, sendo usado para encher balões e misturado com o oxigênio para tratamento de asma, pois assim se reduz o esforço muscular da respiração.

* Neônio: O neônio é o quarto gás mais abundante na atmosfera e é extremamente estável, não se conhecendo até hoje nenhum composto seu. Ele é usado na forma líquida como um líquido criogênico econômico, possuindo grande capacidade de refrigeração. Mas sua principal utilização é em letreiros luminosos, quando se passa uma descarga elétrica nesse gás num tubo abaixa pressão, ele emite uma coloração laranja-avermelhada. Foi daí que veio o termo “neon”, mas os que são de outras cores não contém o neônio, mas sim outros gases.

*Argônio: Esse gás foi o primeiro gás nobre a ser descoberto aqui na Terra, e ele é usado em lâmpadas especiais, válvulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com