TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue Gás

Artigo: Conceitue Gás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitue Gás - Define-se o gás como “fluido infinitamente compressível e cujo volume é o do recipiente que o contém”. Os gases têm com os líquidos um certo numero de propriedades comuns. As sim lhes são aplicáveis o principio da transmissão das pressões, e o principio de Arquimedes; o que os diferencia dos segundos, é por um lado, a ausência de toda coesão aparente, e por outro lado, a sua grande compressibilidade. Os gases, como todos os corpos, são pesados; este fato, apenas suspeitado pelos antigos, foi demonstrado pela primeira vez por Galileu. Este provou que um recipiente em que se comprime ar aumenta de peso.

O Que é Gás Perfeito, Quais São Suas Características – As medidas macroscópicas efetuadas para um gás, tais como a pressão, o volume e a temperatura, resultam do comportamento microscópico das moléculas do gás. Teremos uma melhor compreensão das medidas efetuadas se conhecermos mais profundamente o comportamento molecular. Devemos então construir um modelo desse comportamento por meio de algumas hipóteses.

• Uma massa gasosa é constituída por um número muito grande de partículas, denominadas moléculas, que estão em movimento contínuo e desordenado (caos molecular) e que colidem umas com as outras e com as paredes do recipiente.

• As colisões das moléculas são em média perfeitamente elásticas.

• A soma dos volumes de todas as moléculas de um gás é desprezível frente ao volume ocupado pelo gás. Isto significa que o tamanho de cada molécula é desprezível em relação à distância média entre elas.

• As forças intermoleculares são desprezíveis, a não ser as repulsivas, que ocorrem durante as colisões. É possível então afirmar que entre duas colisões consecutivas cada molécula realiza movimento retilíneo e uniforme (MRU).

Um gás que se comporta de acordo com essas hipóteses chamado de gás perfeito ou gás ideal. Um gás submetido a baixa pressão e alta temperatura, gás rarefeito, pode ser considerado um gás perfeito.

O Que é transformação De Um Gás, Cite Exemplos - Como já vimos, a pressão P, o volume V e a temperatura T caracterizam o estado no qual o gás se encontra. Se uma dessas três grandezas sofrer variação, pelo menos uma das duas outras também sofrerá variação, e então diremos que ocorreu uma transformação gasosa.

Transformação Isotérmica - Denomina-se transformação isotérmica de um gás a transformação na qual a temperatura é mantida constante. De acordo com equação de Clapeyron temos:

P . V = n . R . T P . V = (constante)

ou

Transformação Isobárica - Denomina-se transformação isobárica ou isopiézica de um gás a transformação realizada sob pressão constante. Então, da equação de Clapeyron, resulta que:

P . V = n . R . T V = n . R .T

P

Transformação Isométrica - Denomina-se transformação isométrica, ou isovolumétrica ou ainda isocórica a transformação de um gás a volume constante.

P . V = n . R . T P = n . R .T

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com