TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual

Exames: Mapa Conceitual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 2

A organização auxiliar da Escola

A educação depende da estrutura política e esta também depende do contexto global no qual esta inserida. Desta forma, passa-se a dar uma grande ênfase à educação como um instrumento para o desenvolvimento. A sociedade humana desde que o homem é homem vive em sociedade e se desenvolve pela mediação da educação.

A organização escolar é vista como uma cultura, ou um conjunto de valores, crenças, ideologias, normas, regras, representações. Assim, não apenas como reprodutora das orientações normativas determinadas a partir do centro do sistema educacional, mas também como articuladora, como centro de decisão política e de autocontrole, ainda que nem sempre de forma estável e homogênea.

A organização escolar difere segundo as formas de ação e interação encontradas pelos sujeitos e pelos grupos na escola é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente, portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo à alcançar maiores índices de eficiência e eficácia. A organização escolar basicamente agrega pessoas importando a intencionalidade e as interações sociais que acontecem com elas. Não seria uma coisa totalmente objetiva e funcional um elemento neutro a ser observado, mas uma construção social levada a efeito pelos professores, alunos, pais e integrantes da comunidade próxima.

A organização escolar não exclui a presença de elementos objetivos, tais como as ferramentas de poder internas e externas, a estrutura organizacional, e os próprios objetivos sociais e culturais definidos pela sociedade e pelo Estado. A organização escolar é uma é construção social, a partir da inteligência subjetiva e cultural das pessoas, por outro, essa construção não é um processo livre e voluntário, mas midiatizado pela realidade sociocultural e política mais ampla, incluindo a influência de forças internas e externas marcadas por interesses de grupos sociais, sempre contraditórios e às vezes conflitivos.

O modo de como uma escola se organiza e se estrutura tem um caráter pedagógico que depende de objetivos mais amplos sobre a relação da escola com a conservação ou a transformação social. Toda instituição necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista como Regimento Escolar. A estrutura organizacional de escolas diferencia conforme a legislação dos Estados e Municípios, conforme as concepções de organização e gestão adotada, onde poderá ser apresentada estrutura básica com todas as unidades típicas de uma escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com