TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutibilidade elétrica

Por:   •  7/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Condutibilidade elétrica

Em geral, o processo de condução elétrica acontece nos metais. Este tipo de substância possui uma boa organização em sua estrutura, e também, elétrons livres que podem se locomover através da rede de átomos. Os elétrons se movimentam por causa da diferença de potencial aplicadas nas extremidades do material. Estas diferenças de potencial surgem devido à falta de elétrons em algumas regiões e à sobra de elétrons em outras regiões.

ÁGUA- Observou-se que a água não conduziu corrente elétrica por se tratar de uma ligação covalente.

ÁGUA DEIONIZADA- Foi observada a passagem da corrente elétrica, porém a água deionizada não apresenta íons e não é condutora de corrente elétrica. Uma possível causa para o resultado obtido foi a contaminação de uma solução com outra.

SAL DE COZINHA (NaCL)(s)- Não foi observada a passagem de corrente elétrica, pelo fato de não estar num meio onde os elétrons livres podem se locomover e produzir a corrente elétrica.

SAL DE COZINHA EM SOLUÇÃO(NaCl)(aq) - Verificou-se que a lâmpada acendeu, indicando que esta solução conduziu corrente elétrica. Quando o retículo cristalino de cloreto de sódio entra em contato com a água, ocorre uma separação de íons. Os íons livres obtidos pela dissociação são responsáveis pela condutibilidade elétrica.

AÇÚCAR COMUM(C12H22O11)(s)- Não foi observada a passagem de corrente elétrica, por ser um sólido molecular não apresenta cargas para se movimentarem e conduzirem corrente elétrica.

AÇÚCAR COMUM EM SOLUÇÃO(C12H22O11)(aq)- Foi observada a passagem de corrente elétrica, porém por se tratar de compostos moleculares que não liberam íons, não é possível obter corrente elétrica. Uma possível causa para o resultado obtido foi a contaminação de uma solução com outra.

ACIDO ACÉTICO(C2H4O2)(L)- Observou-se a passagem de corrente elétrica, porém deve ter ocorrido uma contaminação por outra substância, pois o acido acético por se tratar de uma substância molecular e por se tratar de um ácido fraco, não produz corrente elétrica.

ACIDO ACÉTICO EM SOLUÇÃO(C2H4O2)(aq)-Não foi observada a passagem de corrente elétrica pelo fato de se tratar de substâncias moleculares onde não ocorre a passagem dos elétrons livres.

ÁLCOOL(C2H6O)(L)-Não foi observada a passagem de corrente elétrica pelo fato de a substancia não liberar íons.

SODA CÁUSTICA EM SOLUÇÃO(NaOH)(aq)0,1M- Houve a condução de corrente elétrica, por haver uma grande quantidade de cargas positivas e negativa

ÁCIDO CLORÍDRICO EM SOLUÇÃO(HCl)(aq)0,1M-Conduziu eletricidade, pelo fato que quando o cloreto de hidrogênio é dissolvido na água, admite-se que ocorra uma quebra na ligação covalente entre o átomo de hidrogênio e o átomo de cloro pela molécula de água, originando os íons H^+ e 〖Cl〗^-.

LÂMINA DE FERRO- Foi observada a passagem de corrente elétrica , pois o prego é um material metálico e consequentemente um bom condutor de eletricidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com