TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle do Fenômeno de Drenagem ácida de mina

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As proteínas constituem a maior parte de toda célula viva, e de acordo com cada estrutura molecar, possuem diferentes funções biológicas associadas às atividades vitais. Em alguns alimentos, além de sua função nutricional, as proteínas possuem propriedades organolépticas e de textura, ou seja, podem vir homogeneizadas com lipídeos e carboidratos. (CECCHI, 2003)

Podemos então, identificar a quantidade de nitrogênio existente em um alimento através do método conhecido como “Método de Kjeldahl”. Este método ajuda a determinar o nitrogênio orgânico total, nitrogênio proteico e não proteico orgânico, contudo na maioria dos alimentos o nitrogênio não proteico é encontrado em pequenas quantidades. Tal método é considerado o mais comum, econômico e bem simples. A finalidade deste método é determinar o teor de nitrogênio de origem orgânica e isso implica que outros nitrogênios provenientes de outras fontes, como ácidos nucléicos, alcaloides ou pigmentos nitrogenados, estão entrando em cômputo total. (CECCHI, 2003)

O método de “Kjeldahl” continua sendo considerado o método químico mais útil para a determinação de proteína. O teor de nitrogênio das diferentes proteínas é aproximadamente o mesmo valor, ou seja, em torno de 16%, pode ser multiplicado pelo fator de 6,25 para obter a porcentagem total da proteína na amostra. (CECCHI, 2003)

O método de “Kjeldahl” fica dividido em três etapas, sendo elas: Digestão, Destilação e Titulação da amostra; Na etapa digestão os componentes da amostra são transformados em gás carbônico e água por ação do ácido sulfúrico e água oxigenada; Na destilação a amostra é transferida para aparelho próprio e se acrescenta um excesso de hidróxido de sódio a fim de separar a amônio do ácido sulfúrico; Na titulação se usa um ácido forte para recolher a amônia, neutralizando parcialmente o ácido bórico (ácido fraco) que está em solução juntamente com a amônia. Todas as etapas serão identificadas no item métodos. (CECCHI, 2003)

Esta prática teve como objetivo a identificação da quantidade de proteína existente no alimento, realizando a conversão do resultado em porcentagem.

2 METODOLOGIA

2.1 MATERIAIS E REAGENTES

Balança analítica;

Tubos digestores de proteína;

Bloco digestor micro-Kjeldhal;

Erlenmeyer 125mL;

Espátula;

Micro destilador Kjeldhal;

Bureta 25mL;

Mistura digestora para proteínas;

Piceta ;

Pipeta 10 mL;

Pipeta 5 mL;

Água destilada;

Solução receptora proteínas solução de hidróxido de sódio a 40%;

Solução padronizada de ácido clorídrico 0,1M;

Bolacha Nikito;

Indicador Vermelho de Metila;

Indicador Verde de Bromocresol.

2.2 PROCEDIMENTO

I) Pesou-se em tubos de ensaios diferentes, de 0,2 á 0,3 g de amostra no tubo digestor de proteína. Em seguida, adicionou-se 2,5g da mistura digestora de proteína, posteriormente adicionou 5 mL de H2SO4 (P.A.)

II) Colocou os tubos nas cavidades do bloco digestor ligando-o, deixando a temperatura atingir até 400°C.

III) Em seguida, deixou-se digerir dentro da capela até que obtivesse a coloração azul translúcida. Logo, no tubo digestor foi adicionado 7 mL de água destilada.

IV) Pipetou-se 10mL da solução de ácido bórico 4% e 3 gotas do indicador misto no erlenmeyer. Posteriormente, no recipiente do aparelho colocou-se 40mL de NaOH 40% e foi aberta a torneira deixando-a gotejar lentamente sobre o tubo de Kjedahl do aparelho já adaptado.

V) Ligou-se o botão da esquerda quando iniciou o refluxo colocando no erlenmeyer no lugar certo até destilar um volume de 50mL, em seguida desligou-se o botão da esquerda quando atingir o volume desejado.

VI) Depois titulou-se a amostra com HCl 0,1M padronizado até a mudança de coloração.

VII) Repetiu-se todo procedimento para a segunda amostra.

VIII) Para determinação da porcentagem de nitrogênio, utilizou-se a Equação 1.

% de nitrogênio = (0,014×N×f×V(ml)gasto)/(peso da amostra (g))×100%

(1)

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 PREPARAÇÃO DA AMOSTRA

A amostra já havia sido preparada em outra análise pelo método do quarteamento onde se obtém do material uma porção relativamente pequena de um tamanho apropriado para o trabalho mas que representa corretamente o conjunto da amostra. (CECCHI, H. M. 2003)

3.2 METODO DE KJEDAHL

Conforme mencionado anteriormente, o método KJEDAHL é utilizado para determinação de nitrogênio orgânico total, através de 3 etapas: digestão, destilação e titulação, e através dele é feito a conversão do teor de nitrogênio total para o teor de proteínas. (PURGATTO, 2016).

Na etapada da digestão a amostra que contém sua proteína sofre uma hidrolise ácida quando entra em contado com o ádico sulfurico concentrado junto com o catalisador que acelera essa reação liberando calor. Depois que conserva-se a amostra no bloco digestor, a mudança de corloração para um azul translúcido, indica que foi totalmente digerida e fora tranformada em sulfato de amônia, como mostra reação presenrte na Figura 1.

Figura 1. Reação da digestão do metodo KJEDAHL.

Fonte: GALVANI e GAERTNER, 2006

A amostra é passada pelo destilador na qual ela é alcalinizada pela solução de NaOH a 40% que é gotejada na mesma, no mesmo procedo, a amônia que estava presente no tubo de ensaio onde continha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com