TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia de Papel CP

Por:   •  17/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  3.199 Visualizações

Página 1 de 5
  1. OBJETIVO

        Será utilizado o método de cromatografia de papel para analisar e ver se há separação dos pigmentos de cores em tintas de canetas, observando se há interação do mesmo com o eluente (Cetona, Álcool Etílico, Hexano e Ácido Nítrico).


  1. INTRODUÇÃO

        A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. O termo cromatografia foi primeiramente empregado em 1906 e sua utilização é atribuída a um botânico russo ao descrever suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas. Nesse estudo, a passagem de éter de petróleo (fase móvel) através de uma coluna de vidro preenchida com carbonato de cálcio (fase estacionária), à qual se adicionou o extrato, levou à separação dos componentes em faixas coloridas. Este é provavelmente o motivo pelo qual a técnica é conhecida como cromatografia (chrom = cor e graphie = escrita), podendo levar à errônea ideia de que o processo seja dependente da cor.

        A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.

        Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel, cromatografia de camada fina, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. A seleção do tipo de cromatografia adequada depende dos materiais a serem isolados e, frequentemente, diversos métodos cromatográficos podem ser usados sequencialmente para que seja obtido um composto na forma pura.

  1. Cromatografia de Papel (CP)

A cromatografia em papel (CP) é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização, porém é a que apresenta as maiores restrições para sua utilização em termos analíticos. Neste tipo de cromatografia, uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente disposto verticalmente. O papel é composto por moléculas de celulose que possuem uma forte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica, atuando como suporte inerte contendo a fase estacionária aquosa (polar). A medida que o solvente contendo o soluto flui através do papel, uma partição deste composto ocorre entre a fase móvel orgânica (pouco polar) e a fase estacionária aquosa. Desta forma, parte do soluto deixa o papel e entra na fase móvel. Quando a fase móvel alcança uma seção do papel que não contém soluto, o fenômeno de partição ocorre novamente, só que agora o soluto é transferido da fase móvel para a fase estacionária. Com o fluxo contínuo de solvente, o efeito desta partição entre as fases móvel e estacionária possibilita a transferência do soluto do seu ponto de aplicação no papel, para outro ponto localizado a alguma distância do local de aplicação no sentido do fluxo de solvente.


  1. MATERIAIS E MÉTODO

-Papel filtro

-Canetas e canetinhas hidrográficas.

-Cetona

-Hexano

-Álcool de posto

-Ácido nítrico

-Béqueres

-Vidro de Relógio

METODOLOGIA:

        Separou-se uma amostra de 1ml de cetona, hexano e álcool de posto cada uma em um béquer. Em seguida foi dobrado um papel filtro no meio e o cortou em formato retangular.

        Após isso, em cada papel de filtro já cortado, foi feito uma linha com lápis grafite com uma distância de 1 cm da borda do papel, e em cima dessa linha foram feitos dois círculos pequenos e separados, de duas cores diferentes das canetas e canetinhas hidrográficas.

        A próxima etapa foi colocar esses papéis, nas amostras dos béqueres que continham cetona, hexano, e álcool de posto, e foi observado se houve interação e separação ou não. Depois de observado, pegou-se mais uma amostra de ácido nítrico em um béquer, e foi colocado mais um papel filtro retangular com as amostras de caneta, e observou-se novamente. Após a prática finalizada, foi feito o calculo de fator de retenção (Rf) da cromatografia de cada papel.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram realizados diversos testes e selecionados aqueles que tiveram os melhores resultados. Para o primeiro, foi utilizada canetas estereográfica roxa e rosa e colocado nas estações móveis cetona, hexano e álcool etílico:

CETONA: Com esse eluente as tintas estereográficas (roxa e rosa) apenas interagiram pois na mesma só tem um tipo de cor, demonstrado no anexo 1. Em seguida é realizado o calculo de fator de retenção:

Rf =  = 0,6 para as cores roxo e rosa.[pic 1]

é feito o calculo de fator pois é um parâmetro utilizado para saber se o eluente é bom (para questão de interação), tendo valores ideais de 0,4 a 0,6

HEXANO: Houve uma pequena interação com o eluente por haver uma quantidade mínima de alguma substancia apolar nas tintas, como demonstrado no anexo 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com