TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia de papel

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Do Maranhão

Centro De Ciências Exatas E Tecnologia

Departamento De Tecnologia Química

Química analítica III:Prof Sakae Yotsumoto

Mayara Santos Leite  Cod:2012011421

Relatório de

Química analítica III

Assunto: Experimento de Cromatografia em Papel

Data:25/06/14


Experimento de Cromatografia em Papel

Introdução

A cromatografia é um processo físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, podendo ser feita em duas fases, chamadas fase estacionaria e fase móvel. O experimento a seguir é bem mais prático que algumas outras técnicas de cromatografia como a CLAE (Cromatográfica liquida de alta eficiência), cromatografia liquida, cromatografia gasosa, entre outras, e tem como base a utilização de um suporte solido (papel de filtro) como fase estacionaria, e solução de agua ou outros solventes, e como fase móvel de   tintas de caneta.

Essa é uma técnica de partição que utiliza dois líquidos (líquido-líquido) sendo um fixado em um suporte sólido (papel de filtro). Útil em separação de compostos polares. Encontra-se bastante difundida devido à sua facilidade experimental e ao seu baixo custo. (STROBEL, 1973)

Como uma alternativa da técnica em coluna, pode realizar a cromatografia em uma folha ou tira de papel adsorvente. Para várias finalidades, deve-se preferir papel de filtro celulose. É tão hidrófilo que normalmente mantém um revestimento de água (totalmente imperceptível) adsorvida do ar. Portanto a cromatografia em papel de filtro é quase sempre uma partição, um exemplo de cromatografia líquido-líquido. (EWING, 1982).

O que caracteriza essa técnica é principalmente o modo pratico como é aplicada sendo, seus resultados obtidos em curto espaço de tempo entretanto, não pode ser aplicada se houver uma análise quantitativa mais especifica, uma vez que o soluto será sempre em pequena quantidade. Assim o experimento visa separar a mistura de tintas de canta pelo processo de cromatografia   em papel ,e assim observar as cores remanescentes da mesma após o processo de arraste.

Objetivo

O proposito desta experiência é separar uma mistura de tinturas em tinta de caneta tinteiro

Materiais

1.dois pedaços de papel filtro (diâmetros de 11 centímetros ou maiores funcionam melhor)

2.copos de café;

3.várias canetas com tintas diferentes (canetas com tinta preta geralmente dão os melhores resultados).

Procedimento

Inicialmente foi feito um pequeno buraco no centro de papel filtro.Com canetas de cores diferentes (azul, vermelho, roxa e preta) foram desenhadas ao redor do espaço do centro do papel quatro pontos próximos ao buraco, mas não o suficiente uma das outras, para não haver mistura entre as tintas na hora da percolação. Em um copo de café descartável foi preparada uma mistura de 1:1 de agua e álcool, com aproximadamente 1 cm do topo do copo.Com um segundo papel filtro foi feito um cone e adaptado ao sistema criado com


 copo para ficar parte submerso na mistura agua/álcool e a parte mais fina do cone foi encaixada no buraco feito no outro papel de filtro.

Foi colocado o pedaço manchado de papel de filtro em cima da xicara de forma que ele descansasse sobre a borda, com o cone abaixo do nível da agua

Observou-se o migramento da agua pelo cone até atingir o papel filtro na borda do copo. Quando a agua atingiu as manchas feitas no papel, iniciou-se o processo padrão cromatográfico. À medida que a agua se espalhou 1 cm aproximadamente da exterior do papel de filtro deixou-se desenvolver o cromatograma. Anotou-se as cores obtidas após esse processo.

Em um segundo processo utilizou-se a mesma solução de agua/álcool, entretanto apenas um papel de filtro como coluna, utilizando-se duas cores, observou-se o arraste das cores e anotou-se o ocorrido.

Resultados e discussões

Resultado (1):

Cores das canetas(iniciais)

Cores obtidas na percolação(arraste)

Cores das canetas ao fim do arraste

Preta

Lilás

Preto

Azul

Roxa  

Azul fraco

Vermelha

Laranja

Rosa

Roxa

Rosa

Roxo

Tabela 1:Dados obtidos experimentalmente de cromatografia utilizando dois papeis de filtro

Resultado (2):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com