TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia em papel

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Licenciatura em Química

Química Orgânica Experimental

~

Prática: Cromatografia em papel

Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Química Orgânica Experimental pelos discentes:

Montes Claros – MG

Dezembro/2015

Introdução

A cromatografia envolve vários processos de separação de misturas, acontecendo através de duas fases: uma fixa e a outra móvel. Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e também identificação dos componentes.

As principais técnicas da cromatografia são:

1. Adsorção ou também chamada de líquido - sólido: Vogel, (2002, p. 144) afirma que essa técnica "baseia-se em interações diferenciadas entre os diversos solutos e sítios ativos fixos em um adsorvente sólido finamente dividido." O adsorvente pode ser colocado tanto em coluna, como espalhado em uma placa. Nessa técnica o solvente é extremamente importante, pois as moléculas da fase móvel competem com as dos solutos.

2. Partição ou líquido - líquido: É semelhante a extração com solvente. A separação é feita passando uma fase móvel para uma fase fixa, tendo essa última podendo estar na forma de uma coluna empacotada, de uma camada fina sobre o vidro ou também tira de papel. A cromatografia líquido - líquido é dividida em duas categorias: cromatografia líquido - líquido normal, utilizado quando a fase fixa é polar e a móvel não é polar e cromatografia com fase reversa, que é quando a fase fixa não é polar e a móvel é polar.

3. Cromatografia de troca iônica:

O que chamamos hoje de cromatografia de troca iônica é uma versão em alta resolução da cromatografia de troca iônica que foi desenvolvida no começo dos anos 1940 para resolver os problemas da separação de terras raras e da concentração de íons transurânicos necessária para o desenvolvimento das primeiras armas nucleares.

(VOGEL, 2002, p. 146).

Nessa técnica pode-se usar equipamentos de HPLC no lugar de um específico para a cromatografia de troca iônica, muitas vezes é difícil escolher com as características desejáveis.

4. Exclusão por volume: É um método usado na separação de moléculas de soluto pelo volume em solução. Existe a GFC (Cromatografia com filtração de gel) que são as separações solúveis em água com solvente aquoso e a GPC (Cromatografia com permeação em gel) que são separações feitas com solventes não aquosos.

5. Em papel: É um micro - método. Como suporte da fase móvel , usa-se a celulose pura, sob forma de papel de filtro especial, como o adsorvente, que é de elevada pureza e uniformidade. Pode ser um solvente puro ou uma mistura de solvente. É um método útil para separar substâncias muito polares.

Objetivos

Identificar as cores presentes na formação de uma cor primária.

Parte Experimental

Nesta experiência utilizou-se um Bécker de 250mL, papel filtro, papel adsorvente, tinta de impressora e água. Foi marcado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com