TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia em Processos Químicos

Por:   •  20/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Química Analítica - UTFPR

Amanda Tanquella da Silva

Letícia Maysa Nascimento Tscha

Curso de Tecnologia em Processos Químicos, Campus Toledo

1- Introdução

A reação de hidrólise ocorre entre água e uma molécula orgânica ou uma substancia inorgânica. Hidrólise é a combinação de íons de uma substancia dissolvida com moléculas de água, com formação de ácidos ou bases fracos, que altera muitas vezes o pH de uma solução.

  • Hidrólise salina

Sabe-se que nem todas a soluções aquosas salinas são neutras, ou seja, nem todas possuem pH igual a 7 a 25°C. Algumas soluções salinas podem ser ácidas ou básicas. Isso ocorre porque alguns sais reagem com a água, modificando a concentração de H+ e OH- e alterando o pH do meio. Tal reação é denominada de hidrólise salina.

A reação de Hidrólise salina é o inverso da reação de neutralização

                                                           Hidrólise

(cátion + ânion + água ⇄ ácido + base)

                                                        Neutralização

Reação de Hidrólise de alguns sais:

  • Sal proveniente de base fraca e ácido forte

Somente o cátion do sal (proveniente de uma base) se hidrolisa, ligando-se à hidroxila (OH-) liberada com a quebra da molécula de água. Dessa forma, o íon H+ ficará livre, dissociado, o que fará com que o pH da solução final fique ácido. Veja a reação de hidrólise do sal nitrato de amônio (NH4NO3):

NH4+ (aq) + H2O (l) ↔ NH4OH (aq) + H+ (aq)

  • Sal proveniente base forte e ácido fraco

Somente o ânion do sal (proveniente de um ácido) se hidrolisa, liberando íons OH-, o que fará com que o pH da solução final fique básico. Veja a reação de hidrólise do cianeto de potássio (KCN):

CN(aq) + H2O(ℓ) [pic 1] OH(aq)  + HCN(aq)

  • Sais de ácidos fracos e bases fracas

Tanto o cátion quanto o ânion sofrerão hidrólise. O pH da solução final dependerá da constante de ionização do ácido e da base formados. A solução será ligeiramente ácida se a constante de ionização do ácido for mais alta que a da base, se acontecer o contrário, a solução será ligeiramente básica. Caso as constantes de ionização do ácido e da base sejam equivalentes, a solução resultará neutra. Exemplo:
[pic 2]

Sabendo-se que a constante de ionização do ácido HCN é 5.10-10 e a da base NH4OH é 2.10-5, pode-se concluir que a solução resultante é ligeiramente básica, já que a constante de ionização da base formada é mais alta que a do ácido.

  • Sais de ácidos fortes e bases fortes

Neste caso, a hidrólise não ocorre, pois os cátions e ânions reagirão com a água formando os ácidos e bases originais, que, por serem fortes, se dissociarão novamente. Sendo assim, teremos todos os íons separados e a solução permanecerá neutra. Exemplo:

[pic 3]

  • Solução-tampão

É uma solução que contem, geralmente, um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, com a finalidade de evitar que o pH varie quando adicionado ácidos ou bases fortes. Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue. O seu pH é de aproximadamente 7,4 e alterações nesse valor produzem efeitos na função celular. Um pH sanguíneo menor que 6,8 ou maior que 8 são mortais para o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com