TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENSIDADE DOS LÍQUIDOS

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Análise relativa da densidade dos liquidos através metodo do picnometro.

Dias Nadia¹, Gomes Andressa¹, Riechr Isis¹, Coutinho Lavinia¹, e Vasconcelos Cristiano¹

Henrique Gustavo¹

ICE Instituto de Ciências Exatas da Universidade Paulista UNIP –DF,  Turma: EC5A30¹

 

1. RESUMO

 Este artigo apresenta uma análise cientifica desenvolvida dentro do Plano de Desenvolvimento Educacional – PDE, com finalidade de observar, e estudar, a densidade relativa de líquidos, utilizando o método dos picnômetros. e aplicar os conceitos da teoria dos erros (erro e propagação de erros) no tratamento estatístico de medidas indiretas, comparando assim as estimativas de erros acidentais com erros inerentes do equipamento utilizados no experimento.

  O picnômetro trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável. um fino tubo longitudinal. No experimento ele será utilizado para medir a densidades relativas de líquidos; a mesma técnica também pode ser utilizada para a ddeterminação da densidade relativa de sólidos.

Palavras chaves: Picnometro, Densidade.

        

2. INTRODUÇÃO

   Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois para materiais comuns do dia a dia, a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e as dos líquidos menor ainda do que a dos sólidos, embora neste último caso haja muitas excessões. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância , mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.

 O termo densidade tem o significado de “massa específica”. Contudo, o termo é também comumente empregado em outros contextos, para designar, em geral, o grau de concentração de grandezas físicas num determinado volume, como energia, partículas, população, etc. No caso particular da massa especifica, esta é determinada principalmente pela concentração de nucleons, isto é prótons e neutros, num determinado volume.

3. Parte experimental

3.1 Analise laboratorial com a agua destilada.

Foi realizado o procedimento com agua destilada foi feita realizada uma marcação em cada picnometro para que não ocorresse trocas de tampas durante o processo, em seguida foi utilizado um termômetro para medir a temperatura do liquido, então realizada a pesagem do picnometro vazio conforme a figura 1.

Figura 1:

Em seguida foi adicionado agua destilada ao picnometro e foi realizado a pesagem do mesmo, foi realizado as medições 3 vezes

Figura 2:

3.1 Analise laboratorial com solução de sacarose.

Foi realizado o procedimento com agua destilada foi feita realizada uma marcação em cada picnometro para que não ocorresse trocas de tampas durante o processo, em seguida foi utilizado um termômetro para medir a temperatura do liquido, então realizada a pesagem do picnometro vazio conforme a figura 1.

Em seguida foi adicionado agua destilada ao picnometro e foi realizado a pesagem do mesmo, foi realizado as medições 3 vezes.

Figura 3:

3. Resultados e Discussão.

   Ao pesar o picnômetro de 100ml, obteve-se uma massa (m1) de     g. Após medir 100ml de água na proveta e transferir para o picnômetro, o mesmo ficou com uma massa (m3) de g, logo calcula-se a massa da água:

máguam3-m1

mágua=

mágua=

Em seguida, ao pesar no picnômetro os 50ml de NaCl, obteve-se uma massa (m2) de g , logo calcula-se a massa do C12H22O11:

C12H22O11

C12H22O11l=

C12H22O11=

Assim, a densidade relativa do C12H22O11 é:

[pic 1] mliquido = C12H22O11

ρ=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (292.8 Kb)   docx (367.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com