TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDROXIDO DE MAGNÉSIO NO LEITE DE MAGNÉSIA

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  1.545 Visualizações

Página 1 de 9

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDROXIDO DE MAGNÉSIO NO LEITE DE MAGNÉSIA

Nome

Instituição

Abstract: One solution is characterized by forming a homogeneous system and for being impossible to separate the dispersed of the dispersant by physical processes. In most methods of chemical analysis, preparation of solutions is required. And to make it, it is necessary calculate the amount of compound required. In this practice, were used, respectively 2.1 mL of HCl, 2,68 mL of NH4OH and 1,65 g of KOH for the preparation of solutions. A diluted solution is when the amount of solute is less than the amount of solvent, and making a dilution, for example, in 2x of Cloridric Acid solution are also necessary calculations, and as a result, was obtained 12.5 mL. And is this concentrated solution volume that has to be used to prepare a solution of concentration 0.05 mol L-1.

Keywords: Solution, Preparation of Solutions, Concentration, Dilution.

Resumo: O leite de magnésia é uma mistura de hidróxido de magnésio e água que para ter suas partículas dissolvidas há necessidade de se adicionar um volume especifico de HCl. Sendo que nas amostras preparadas de leite de magnésia foi encontrado -----, -----, ----- % de Mg(OH)2. O comprido antiácido utilizado na neutralização do HCl no estomago, que esta presente em torno de o,4% que corresponde a ---ml, mas o comprimido só consegue neutralizar  aproximadamente ....... ml. Na titulação potenciométrica  do ácido poliprótico, que foi o H3PO4, que quando é titulado por uma solução padrão de NaOH, ele demonstra ter três pontos de equivalência 4,67 ; 9,45 e o terceiro impossível de se determinar.

Palavras Chaves: leite de magnésia, ácido poliprotico,neutralização

  1. INTRODUÇÃO

Para realizar o procedimento experimental, são necessários conhecimentos prévios sobre unidades de concentração, tipos de soluções, cálculos e suas aplicações. Sabendo-se que soluções são misturas homogêneas com duas ou mais substancias, podendo ser encontradas em qualquer dos três tipos da matéria; solido, liquido e gasoso. Sendo que o solvente pode classificar as soluções em: saturadas – a quantidade de soluto dissolvido é igual ao coeficiente de solubilidade; insaturadas – a quantidade de soluto dissolvido é inferior ao coeficiente de solubilidade; supersaturadas – a quantidade de soluto dissolvido é superior ao coeficiente de solubilidade.

 

Em geral, soluções menos concentradas são preparadas por diluição, ou seja, pelo acréscimo de solvente a uma solução mais concentrada. Para utilizar qualquer um desses métodos é necessário realizar cálculos antes de proceder à manipulação. A diluição consiste em uma redução da concentração, devido à adição de solvente, a uma alíquota de uma solução a qual se conhece a concentração inicial.

Com algumas formulas pré determinadas no livros de química calculamos o volume, massa e concentração final para a preparação de soluções dentre ela são:

[pic 1][pic 2], C1*V=C2*V e t=d*100%

Seguindo os padrões de medida do sistema internacional temos: a concentração(C) em mol/L, numero (n) de mols em Molar, volume(V) em litros, densidade(d) e título(t) é expresso em porcentagem.

  1. OBJETIVOS

Determinar o teor de Mg(OH)2 nas amostras de leite de magnésia, assim como determinar quantidade de ml de HCl que um determinado comprimido pode neutralizar  e por ultimo determina se é possível identificar os três ponto de equivalência na titulação do H3PO4. 

  1. EXPERIMENTAL
  1. Procedimentos

Determinação do teor de hidróxido de magnésio no leite de magnésia

A solução de leite de magnésia foi agitada para que houvesse homogeneização da suspensão para que garantisse a precisão do teor a ser determinado e em seguida transferido para um copinho de plástico em uma balança já tarada para que a massa fosse de 1,00g sendo realizadas mais duas medidas iguais a anterior.

 A amostra de magnésia foi transferida para o erlenmeyer, que com o auxilio de uma piseta com água destilada teve o copinho lavado para que houvesse a garantia de que toda a amostrada foi transferida.  Com uma pipeta volumétrica de 10,00 ml foi pipetado o HCl 0,1 mol/l e adicionado no erlenmeyer e homogeneizado a solução. Se a solução continuar turva ou tiver precipitado indica que a quantidade de ácido não foi suficiente e que se deva adicionar uma quantidade extra de ácido conhecida.

Na solução contida no erlenmeyer foi adicionado 2 ou 3 gotas de fenolftaleína como indicador e levado para a titulação, sendo que a bureta de 50 ml foi esterilizada com a base de NaOH 0,1 mol/L e em seguida completada com a mesma. Então iniciou a titulação ate que o aparecimento de uma coloração rósea e anotando o volume gasto de NaOH. Esse procedimento foi repetido mais duas vezes, para que se fosse calculado a % (m/v) de hidróxido de magnésio presente na amostra juntamente com seu desvio padrão.  Obs.: Antes da titulação teve-se que padronizar a solução de NaOH com a titulação de solução padrão primário de (C6H4COOK.COOH).

Capacidade de neutralização de ácidos por um comprimido antiácido

O comprimido foi triturado em um almofariz e transferido para um béquer pequeno contendo 25 ml de água destilada e agitada por 5 minutos e depois foi medido o pH da solução utilizando uma tira de papel indicador universal. Sendo que apenas um dos grupos fez essa etapa e passou o valo obtido pro demais grupos.

 Para a determinação da capacidade de neutralização o comprimido foi levado a balança e pesado sendo  sua massa anotada, então foi colocado no almofariz e triturado e transferido para um erlenmeyer que continha 50 ml da solução de HCl 0,25 ml/L que foi medido e transferido com o auxilio de uma pipeta volumétrica de 25 ml. Então a mistura foi deixada em repouso por 10 minutos agitando casualmente e em seguida foi realizada a filtração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (579.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com