TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE MAIOR ABSORÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTASSIO EM MEIO ACIDO E A CONSTRUÇÃO DE SUA CURVA DE CALIBRAÇÃO

Por:   •  13/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

João Victor l. pedrão

NATÁLIA NÓBREGA ALMEIDA

PAULA KIRSCH MICHELETTI

THAYNÁ FERREIRA DE CAMPOS

RENZO THADEI

VITÓRIA DINARDO

DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DE MAIOR ABSORÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTASSIO EM MEIO ACIDO E A CONSTRUÇÃO DE SUA CURVA DE CALIBRAÇÃO

[pic 3]

Londrina

2018

1.INTRODUÇÃO

A espectrofotometria se resume em medir quantitativamente concentrações de qualquer solução analítica através da remissão de radiação e absorção da luz (SKOOG, 2002). Nesse método, utiliza-se o espectrofotômetro para se obter as concentrações de tais soluções, sendo que a cor da luz emitida está diretamente relacionada com o comprimento de onda específico, ou seja, em determinado comprimento de onda, absorve-se uma cor complementar.

O espectrofotômetro é baseado da seguinte forma:

  • Uma fonte de luz composta por uma lâmpada de deutério que emite radiação UV e uma de tungstênio que emite luz visível;
  • Um monocromador que transforma a luz incidida em vários comprimentos de onda em um só, ou seja, a luz monocromática;
  • Uma cubeta que irá contém a amostra a ser analisada;
  • Um detector que identifica o comprimento de onda que passou pela amostra e passa para o computador.

Os resultados obtidos pelo espectrofotômetro são dados em transmitância, ou seja, o quanto a luz foi transmitida por uma amostra (não absorvida) ou em absorbância que se refere ao quanto de luz foi absorvida pela amostra. A transmitância e a absorbância são inversamente proporcionais sendo assim, a absorbância é calculada por A= -log (Transmitância). A absorbância representa o produto da absortividade pela espessura e concentração da substância absorvente, dado pela fórmula: 𝐴=𝜀.𝑏.c (onde A é a absorbância, 𝜀 é a absortividade e c a concentração). Portanto, tendo o valor da absorbância conseguimos encontrar a concentração das moléculas que absorvem a luz (SKOOG, 2002).

Nas aulas práticas utiliza-se como amostra o permanganato de potássio KMnO4, em que na prática um tem como objetivo a determinação do comprimento de onda de maior absorção e a prática dois construção de curva de calibração.

2. OBJETIVO

Construir a curva de absorção da solução de KMnO4, indicar o comprimento de onda de maior absorção da solução de KMnO4 e checagem do espectrofotômetro comparando o espectro de absorção obtido com o da literatura. Baseado na medida da quantidade de radiação produzida ou absorvida pelas moléculas ou espécies atômicas de interesse.

Construir a curva de calibração de Absorbância x Concentração, traçar a melhor reta pelos pontos, utilizando a regressão linear pelo método dos mínimos quadrados e determinar a concentração da amostra em mol/L através da equação e do gráfico.

3.  MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

●Béquer 100mL – Diogo lab

●Balão misturador 50mL – sem marca

●Béquer 150mL – Global glas

●Béquer 150mL – FMG

●Balão misturador 50mL – Uniglas

●5 tubos de ensaio 20mL – sem marca

●2 pipetas graduadas – Uniglas

●Aparelho espectrofotômetro FEMTO

●KMnO4 reagente sólido

●H2SO4 solvente concentrado

●H2O destilada solvente

 

3.2 PREPARO DE SOLUÇÕES

3.2.1 Preparo da solução estoque de KMnO4

Para o preparo da solução de KMnO4 foi feita a pesagem de 0,2370g de permanganato de potássio em balança analítica, sendo esse material transferido para um balão volumétrico de 500mL, adicionou-se 7mL de H2SO4 concentrado e o volume do balão completado com H2O destilada.

[pic 4]

3.10-3 mol [pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

                                                                               

3.2.2 Preparo da solução utilizada como Branco

Para o preparo do branco foram adicionados 14mL de H2SO4 concentrado em um balão de 100mL com o restante sendo completo com H2O destilada. No entanto a pureza do H2SO4 concentrado é de 97% (m/m), portanto necessita-se saber qual a concentração exata contida no padrão. Sendo sua MM= 98,08g e sua d=1,84g/mL, valores necessários para o cálculo.

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

3.3. MÉTODOS

 3.3.1.  Determinação do comprimento de onda de maior absorção de uma solução de KMnO4

Para a leitura da solução de KMnO4 no espectrofotômetro, foi realizado uma diluição da solução estoque de permanganato de potássio (3. 10-3 mol/L).  A diluição foi realizada utilizando o branco. Deste modo foi necessário o cálculo através da formula da diluição (representada abaixo), para se descobrir o volume necessário (V1) de se retirar da solução estoque e dilui-lo. Sendo C1 e V1 relativos a concentração (C) e volume (V) da solução estoque e C2 e V2 a amostra. A utilização do balão volumétrico de 50ml determinou o (V2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (89.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com