TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de permanganato de potassio

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  4.461 Visualizações

Página 1 de 3

DILUIÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO

INTRODUÇÃO

Diluição é o processo de acrescentar mais solvente (neste caso foi usado a água H2O) a uma solução (foi usado como solução o permanganato de potássio KMnO4).

O Permanganato de potássio é um composto químico oxidante bastante solúvel em água, inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta bastante intensa. É um eliminador poderoso do íon tiossulfato, mas deve ser manuseado cuidadosamente em soluções muito diluídas, pois pode causar irritação na pele e nos olhos.

O KMnO4 não é um padrão primário. Sua solução costuma conter óxido de manganês como impureza, o dióxido de manganês acelera em meio aquoso sua decomposição, catalisada pela luz, calor, ácido e bases.

OBJETIVO

Preparar uma solução de 100 ml de Permanganato de Potássio (KMnO4) a 0,05M.

MATERIAS

 Balão volumétrico de 100ml

 Funil de büchner

 Béquer 30ml

 Pipeta volumétrica 2ml

 Pipeta volumétrica 5ml

 Bastão de vidro

 Balança analítica

 Bico de Bunsen

 Pisseta

 Pompete

REAGENTES

 Permanganato de Potássio (KMnO4)

 Água destilada (H2O)

PROCEDIMENTOS

Calcular a quantidade de massa de KMnO4 a ser pesada, pesar na balança analítica a massa calculada em um béquer de 30 ml;

Avolumar com água destilada até completar os 30ml do béquer e com a ajuda de um bastão de vidro mexer até dissolver todos os cristais de Permanganato de Potássio (KMnO4) contidos no béquer;

Transferir a solução para um balão volumétrico com a ajuda de um funil de büchner e avolumar o balão volumétrico até completar os 100ml e lacrar o balão volumétrico.

A partir dessa solução, retirar 2ml com a ajuda da pipeta volumétrica de 2ml e um pompete e transferir essa alíquota para outro balão volumétrico de 100ml e avolumar o mesmo.

Retirar da solução inicial com a ajuda da pipeta volumétrica de 5ml e um pompete e transferir para um balão volumétrico de 100ml e também avolumar o mesmo.

RESULTADO E DISCURSSÃO

1) Calcular quantas gramas de massa de permanganato de potássio KMnO4 são necessários para preparar uma solução de 100ml a 0,05M.

M.M. = KMnO4 = 158,03g /mol 100ml = 0,1L

n = M x V(L)

n = 0,05 x 0,1  n = 0,005 mol/L

158,03g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com