TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO

Por:   •  26/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO

Introdução:

Sendo a amostra um poderoso agente oxidante, o permanganato de potássio, dependendo do pH do meio, pode ser reduzido ao estado de oxidação: +2,+3,+4 ou +6.

O permanganato é um oxidante bem forte, podendo até oxidar com a água:

        [pic 2]

Quanto a sua estabilidade, soluções extremamente puras de permanganato são bastante estáveis, já que a reação é lenta na ausência de catalisadores.

Deve-se ter em mente que, em meios fortemente ácidos, o produto da redução do permanganato é o Mn2+, tornando o próprio permanganato de potássio intável na sua presença:

                          [pic 3]

Diante do conteúdo exposto, observa-se ques as soluções de KMnO4 não são completamente estáveis, visto que o íon MnO4- tende a oxidar a água e se decompõe na exposição à luz, por isso que, durante a prática, a amostra é armazenada em frascos escuros.

Reagente:

O oxalato de sódio é usado para padronizar o permanganato, sendo facilmente solúvel em soluções ácidas, formando, deste modo, o ácido oxálico (H2C2O4), que a bastante estável e convertido em CO2(g) na reação com o oxidante:

        [pic 4]

Por fim, o indicador é a própria mudança de cor do permanganato no ponto final da titulação. Assim o KMnO4 reage lentamente com o oxilato, mas o produto da reação (Mn2+) catalisa com a mesma e somado com o aumento da temperatura, faz com que chegue ao ponto final da reação mais rapidamente, aonde há a mudança de cor e predominância do tom violeta claro.

Metodologia:

É transferida uma alíquota de 5,00ml de Na2C2O4(aq) aproximadamente 0,05mol/l, mediante uma pipeta volumétrica, para o erlenmeyer de 250ml; acrescentando 50ml de água destilada; 5,0ml de solução de ácido sulfúrico para acidificar a solução, já que o íon sulfato não sofre ação do permanganato, o H2SO4(aq) é o reagente ideal para este caso. Por conseguinte é aquecida a solução de oxalato e titulada com o permanganato de potássio.

Semi-reação de redução:

[pic 5]

Reação de titulação:

[pic 6]

Assim no ponto de equivalência:        [pic 7]

[pic 8]

Resultados:

[pic 9]

Volume I  [pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Volume II  [pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

Volume III [pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (857.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com