TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Padronização de uma solução de permanganato de potássio

Por:   •  29/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS IMPERATRIZ

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

Arthur Heringer Santana

Isabella de Alcântara Paniago Tiotonio

VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO

Imperatriz

2017.2

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS IMPERATRIZ

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

Arthur Heringer Santana

Isabella de Alcântara Paniago Tiotonio

PADRONIZAÇÃO SOLUÇÃO DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO (KMnO4)

[pic 3]

Imperatriz

2017.2

Sumário

INTRODUÇÃO        4

Volumetria        4

Reação de oxirredução        5

OBJETIVO        6

METODOLOGIA        7

Materiais        7

Reagentes.        7

Procedimento.        7

RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

INFORMAÇÕES GERAIS        8

1.        Oxalato de Sódio        8

2.        Permanganato de potássio        8

CONCLUSÃO        10

BIBLIOGRAFIA        11

INTRODUÇÃO

Permanganato de potássio

Dentre suas funções, a principal é ajudar contra na cicatrização, combater a coceira, matar fungos e bactérias na pele e combater a catapora. Ainda que seja usado como tratamento e não traga danos quando em contato com a pele, o permanganato deve ser diluído em água, e em circunstância nenhuma ingerido, caso contrário, poderá causar náuseas, vômito, diarréia, entre outros efeitos colaterais. (TERRA, 2017)

Oxalato de sódio

Na2C2O4, também chamado de oxalato dissódico, é um sal derivado do ácido oxálico. É um sal incolor, e não é higroscópico, importante característica que o confere perfil de padrão primário*, tornando-o adequado para ser utilizado em práticas dentro da química analítica quantitativa, principalmente na padronização do permanganato de potássio, tendo em vista que ele, o oxalato, é um agente redutor. (WIKIPÉDIA, 2017)

* Substância padrão primário é uma substancia que possui concentração muito precisa e muito exata, apresentando erro bem pequeno em relação à sua concentração teórica/esperada. Para ser considerada um padrão primário, as substâncias têm que atender à uma série de exigências, como por exemplo apresentar baixíssimo teor de impurezas, e não ser higroscópica. (RUSSELL, 1994)

Volumetria

Análise volumétrica, também chamada de volumetria, é um método utilizado na química analítica quantitativa que consiste basicamente, na titulação de uma substância por meio de outra, sendo que uma das duas substancias possui uma incógnita em uma de suas informações (numero de mols, molaridade...), e por meio da outra cujas características já foram informadas, encontra-se o número de mols através do ponto de equivalência entre as duas substâncias utilizando-se, por exemplo, a relação estequiométrica da reação. (DIAS, 2017)

Reação de oxirredução

Também chamada de REDOX, as reações de oxidação são caracterizadas pela troca de elétrons entre os reagentes, resultando em variações entre o NOX (número de oxidação) dos produtos e dos reagentes.

Numa redox, é necessária a presença de um agente redutor (oxalato de sódio) e um agente oxidante (permanganato de potássio). O agente redutor vai perder elétrons para o agente oxidante, ou seja, o agente redutor vai oxidar. Logo o NOX do agente oxidante vai reduzir e ele terá sofrido redução. O inverso acontece com o agente redutor, que é levado a sofrer oxidação pelo agente oxidante. (HAGE, 2012)

Geralmente, as reações de oxirredução precisam acontecer em meio ácido ou básico. No caso, a reação ocorreu em meio ácido, pois os cátions H+ provenientes da ionização do ácido sulfúrico formaram H2O com o oxigênio proveniente do íon permanganato, como descreve a reação abaixo.

5 C2O4 2- + 2 MnO4 - + 16 H+  10 CO2 + 2 Mn2+ + 8 H2O

OBJETIVO

O oxalato de sódio é um padrão primário, ou seja, não apresenta variações inesperadas na hora de calcular sua concentração real em relação à concentração teórica por, por exemplo, ser higroscópica ou ter um baixo kps. Portanto, pode ser usado como padrão primário para determinar a concentração real de outras substâncias que não possuem concentração tão precisa assim, para que essa segunda substância possa vir a se tornar um padrão secundário e ser utilizado na volumetria de outras substâncias. (RUSSEL, 1994)

Logo, tendo em vista que o permanganato não é um padrão primário, o objetivo da prática é padronizá-lo com o oxalato para que ele seja um padrão secundário e então seja possível utilizá-lo em outros procedimentos, já que ele será um padrão.

METODOLOGIA

Materiais.

  • Suporte universal
  • Garra para bureta
  • Erlenmeyer de 250mL
  • Bureta de 25mL
  • Pipeta de 5mL
  • Pipeta volumétrica 25mL

Reagentes.

  • Oxalato de Sódio 0,06mol/L
  • Permanganato de potássio
  • Ácido sulfúrico P.A

 Procedimento.

a) Pipetou-se 25mL da solução de oxalato de sódio 0,06mol/L e transferiu-se para um erlenmeyer de 250mL

b) Adicionou-se 20mL de água destilada e 5mL de ácido sulfúrico P.A.

c) Aqueceu-se até aproximadamente 80°C

d) Titulou-se com a solução de KMnO4, com agitação constante, até que a solução titulada se tornasse levemente rósea, persistente por mais de 30 segundos. A temperatura no final da solução deveria ser de no mínimo 60°C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (167.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com