TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Por:   •  19/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Filtração é um método utilizado para separar misturas heterogêneas sólido – líquido ou sólido – gasoso, ou seja, você utiliza um filtro para separar um material que é sólido de um material que é líquido ou gasoso. Há dois tipos de filtração, a filtração simples/filtração comum e a filtração a vácuo.

Para a filtração simples, feitas em laboratório, dobramos um papel de filtro redondo em formato de um cone, (dobrando o meio duas vezes e assim ficara dividido em 4 partes), e em caso de misturas quentes, usa-se ou papel pregueado, que possui várias dobras estilo um leque, quando a solução deve ser filtrada rapidamente, (pois o papel pregueado aumenta a área de superfície de filtração) filtrando mais rápido, ou também, para aumentar a capacidade do filtro. O papel de filtro é colocado em um funil de vidro, onde a parte sólida ficara retida no meio filtrante e o filtrado (fração líquida ou gasosa da mistura), passara pelo meio filtrante e será depositada em um béquer ou outro recipiente que suporte o volume filtrado.

Na filtração a vácuo, é aplicado, dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, um vácuo de baixa pressão, fazendo com que haja sucção, e assim, filtrando muito mais rapidamente. Nesse procedimento, o papel de filtro não é dobrado, é utilizado em sua forma natural de circo, que é colocado dentro de um funil de Buchner, feito de porcelana e que é maior e mais pesado do que um funil de vidro. Esse funil é acoplado a um kitassato com uma borracha para impedir a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma bomba de vácuo que puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo pressão dentro dele, assim, quando se passa a mistura pelo sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro quase seco.

2. Objetivos

• Realizar a filtração simples de misturas heterogêneas sólido - líquido, utilizando filtros de papel com dobradura simples, pregueada e, filtração a vácuo, verificando as suas características.

3. Parte experimental

3.1 Materiais, equipamentos

Argola com mufa

Alonga de borracha

Bagueta

Béquer de 100 e 250 mL

Funil analítico

Funil de Buchner

Garra com mufa

Mangueira de borracha

Papel de filtro qualitativo

Pêra de segurança

Pipeta graduada 10 mL

Pisseta

Kitassato

Suporte Universal

Mistura para filtração a vácuo

3.2 Reagentes

Leite fluido

Mistura para filtração a vácuo

Solução de Sulfato de Zinco

Sol. de Ferrocianeto de Potássio

Sol.de Sulfato de Cobre II

Sol. de hidróxido de Sódio

Água destilada

3.3 Procedimento

3.3.1 Filtração simples com papel de dobradura simples

A. Adicionou-se 5 mL de sol. de sulfato de cobre II em Béquer de 100 mL.

B. Adicionou-se 5 mL de sol. de hidróxido de sódio.

C. Montou-se a aparelhagem para a filtração simples usando papel de filtro com dobradura simples (modo que foi dobrado em ANEXO I, pág. 8) e um béquer de 250 mL que serviu de frasco coletor para receber o filtrado.

D. Agitou-se a solução e filtrou-se a mistura com auxílio de uma bagueta (de acordo com o ANEXO II, PÁG. 6). Não permitindo que o volume de líquido a ser filtrado chegasse até a borda do papel de filtro.

E. Utilizou-se uma bagueta e água destilada para remover, ao máximo, o precipitado que ficou aderido às paredes do Béquer.

F. Lavou-se o precipitado 2 vezes com água destilada, mas somente quando quando toda a fase líquida já tinha sido escoada.

3.2.2 Filtração simples com papel pregueado (ou dobradura múltipla) – Precipitação das proteínas e gorduras do leite

A. Colocou-se 10 mL de leite pasteurizado em um béquer de 250 mL.

B. Acrescentou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com