TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Ciências Naturais

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSI

Instituto de Biociências - IBIO

Departamento de Ciências Naturais - DCN

Disciplina: Física para Ensino de Ciências

Profª: Maria Auxiliadora Delgado Machado

Alunos: Lauro Amado e Patrícia Ribeiro

Cursos: Licenciatura em Biologia (Noturno)

Matrículas:         20122115010 (Patrícia)

                20122115009 (Lauro)

Apresentação de tema de Física e Biologia

Biotermologia

Rio de Janeiro, 2015.1

A biotermologia é a ciência que estuda o aquecimento e o resfriamento dos corpos de organismos vivos.

Na irradiação, são emitidas ondas eletromagnéticas por todos os corpos que tem temperatura acima de 0K ou -273°C. É responsável por 60% da perda de calor de corpos humanos para o ambiente externo. É uma emissão de ondas eletromagnéticas, e não depende de massa pra que haja transferência de calor. A pele é o meio no qual perdemos calor por irradiação, e é sempre proporcional ao aporte sanguíneo que a pele recebe. Esse é o tipo de energia que é detectado por animais com “visão noturna”, como víboras.  Isso é possível graças a um órgão chamado fosseta loreal, que detecta irradiações de ondas de calor. Esse órgão, inclusive, é uma peça importante para identificar a família Viperidae (jararacas, cascavéis e surucucus), um grupo de serpentes peçonhentas que habita o Brasil.

A evaporação é responsável por 22% da perda de calor do corpo humano. Esse processo é lento, caracterizado por ser uma perda natural de água no estado líquido para gasoso. Ocorre, inclusive, em baixas temperaturas, através dos pulmões e da pele. É diferente da ebulição e da calefação, pois o primeiro ocorre ao atingir temperatura maior do que 100°C (como uma panela de água fervendo), e o segundo trata-se de uma transformação rápida, devido a temperaturas elevadas (como uma gota d’água caindo em uma frigideira quente e evaporando muito rápido).

A convecção é responsável por cerca de 0,3%, ou menos, da perda de calor do corpo humano. Trata-se da transferência de energia térmica de um sistema para outro, através da movimentação de massas de fluido. Ao nosso redor, há uma camada de ar que adquire a temperatura do nosso corpo. No caso de uma incidência de uma corrente de ar, esta retira essa camada de ar quente ao redor do corpo, esfriando-o. Por isso sentimos frio quando corre um vento frio dentro de nossas casas.

A condução para o ar e para objetos é responsável pela perda de 15% e 3%, respectivamente, da perda de calor humano. Há uma transferência de calor via contato do corpo frio com o corpo quente. Essa transferência é sempre do mais quente para o mais frio, ou seja, o corpo quente perde calor para o frio até que ambos atinjam a mesma temperatura. Por exemplo, quando descongelamos uma carne, podemos colocá-la em uma bacia com água morna. Depois de alguns minutos, podemos notar que a água torna-se gelada e a carne descongelou. Para que isso ocorra, é necessário que haja massa e contato direto entre os corpos. Essa troca pode ser medida pela fórmula Q = m.c.∆T, onde Q representa a troca de calor, m representa a massa, c representa o calor específico de cada material e ∆T é a variação de temperatura. O calor específico da água, por exemplo, é 1g/g°C, e do ferro, 0,11 g/g°C. Ou seja, para variar 1°C em 1 grama de água, é necessário mais calor do que para variar a mesma quantidade de massa e de temperatura no ferro. Faz sentido, pois quando cozinhamos notamos que as panelas de ferro esquentam bem rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com