TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais Química Licenciatura

Por:   •  27/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal do Espírito Santo

Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais

Química Licenciatura

Relatório 8

Estudo do nitrogênio  

São Mateus,2011.


Objetivo

         O objetivo geral é estudar, analisar e comprovar as propriedades do nitrogênio e alguns compostos formados por ele.

Introdução

        O  nitrogênio é um elemento químico com símbolo N, número atômico 7 e número de massa 14 (7 prótons e 7 nêutrons), representado no grupo (ou família) 15 (antigo VA) da tabela periódica.É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular diatômica (N2), formando cerca de 78% do ar atmosférico.

         Ocorre como um gás inerte (N2), não-metal, incolor, inodoro e insípido, constituindo cerca de 4/5 da composição do ar atmosférico, não participando da combustão e nem da respiração. Como elemento (N) tem uma elevada eletronegatividade (3 na escala de Pauling) e 5 elétrons no nível mais externo (camada de valência), comportando-se como ion trivalente na maioria dos compostos que forma. Condensa a aproximadamente 77 K (-196 °C) e solidifica a aproximadamente 63 K (-210 °C).

        O nitrogênio é o principal componente da atmosfera terrestre. Este elemento chega ao solo através de compostos orgânicos (restos vegetais e animais) e inorgânicos. No solo o N se encontra na forma orgânica ou inorgânica, podendo mudar de forma (ou vice-versa) pelo fenômeno da mineralização ou imobilização.

        A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco  pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácidos nítrico.

        É usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inerte em tanques de armazenamento de líquidos explosivos, durante a fabricação de componentes eletrônicos  (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação do aço inoxidável.

        O nitrogênio é o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade. É um macro nutriente primário ou nobre. As formas preferenciais de absorção de Nitrogênio pelas plantas são a amônia (NH4+) e o nitrato (NO3-). Compostos nitrogenados simples, como uréia e alguns aminoácidos, também podem ser absorvidos, mas são poucos encontrados na forma livre no solo.

       Com o hidrogênio forma o amoníaco ( NH3 ) e a hidrazina ( N2H4 ). O amoníaco líquido — anfótero como a água — atua como uma base em solução aquosa formando íons amônio        ( NH4+ ). O mesmo amoníaco comporta-se como um ácido em ausência de água, cedendo um próton a uma base, dando lugar ao ânion amida (NH2-). Também se conhece largas cadeias e compostos cíclicos de nitrogênio, porém, são muito instáveis.

         Com o oxigênio forma vários óxidos como o óxido nitroso ( N2O) ou gás hilariante, o mónoxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio ( NO2 ), estes dois últimos são representados genericamente por NOx e são produtos de processos de combustão, contribuindo para o aparecimento de contaminantes (smog fotoquímico). Outros óxidos são o trióxido de dinitrogênio ( N2O3 ) e o pentóxido de dinitrogênio (N2O5), ambos muito instáveis e explosivos, cujos respectivos ácidos são o ácido nitroso (HNO2) e o ácido nítrico (HNO3) que, por sua vez, formam os sais nitritos e nitratos.

 Materiais e Reagentes

  • Tubo de ensaio;
  • Bastão de vidro;
  • Becker;
  • Kitassato;
  • Mangueira;
  • Ácido clorídrico concentrado;
  • Amônia concentrada;
  • Ácido nítrico concentrado;
  • Cobre metálico;

Procedimento experimental

1) OBTENÇÃO E PROPRIEDADES DA AMÔNIA

A vidraria utilizada foi montada conforme o desenho da figura abaixo:

[pic 1]

Foi dissolvido 8 g de hidróxido de sódio em 50 mL de água destilada em um kitassato e acrescentou-se cerca de 11 g de cloreto de amônio. O kitassato foi aquecido.

Borbulhou-se o gás que sai em um Becker contendo água destilada com algumas gotas de fenolftaleína. Foi observar o que ocorre e equacionado todas as reações que ocorreram.

Borbulhou-se o gás em um tubo de ensaio contendo solução de sulfato de cobre e em seguida borbulhou-se o gás em outro tubo de ensaio contendo solução de cloreto de cobalto. Foi equacionado as reações ocorridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (503.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com