TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Ciências Naturais

Por:   •  26/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

[Digite texto]

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina: Química Geral

Professora: Roberta Ziotti

Aluno: Francisco da Silva dos Santos

Curso: Licenciatura em Biologia

                                                                                                     

Prática realizada no dia: 21/11/2016

Cinética Química

 

Rio de Janeiro

1° Semestre                                                                                                            ano: 2016

  1. Introdução:

 Realização de experimentos utilizando comprimidos de sonrisal para obter resultados do tempo de sua ação utilizando solução em agua em diferentes momentos.

 

  1. Objetivos:

 Cronometrar a ação de cada metade de comprimido de sonrisal tendo como objetivo encontrar o momento de maior velocidade de sua reação em solução especifica.

 

  1. Materiais:

 

  1. Bécher
  2. Vidro de Relógio
  3. Água (H2O)
  4. Faca
  5. Papel Laminado
  6. Dois Comprimidos de Sonrisal
  7. Gral
  8. Pistilo
  9. Balança
  10. Tela de Amianto
  11. Chapa de aquecimento

  1. Metodologia:

 Gerar soluções com base nos estudos teóricos em sala de aula, exibindo novos conhecimentos gerados pela atuação na pratica desses compostos.

 A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:

Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Pressão: Quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas.

Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Um exemplo é quando pegamos uma amostra de palha de aço e reagimos com ácido clorídrico concentrado e com ácido clorídrico diluído.

Luz: Algumas reações químicas se processam com maior velocidade em presença de luz, como por exemplo, a decomposição da água oxigenada. Por isso é que determinados produtos são comercializados em frascos escuros.

Catalisadores: Os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante a reação.

 Os experimentos tem início com dois comprimidos de bicarbonato de sódio de 1854mg (sonrisal), dividir cada um dos dois comprimidos em duas partes iguais, enumerar as partes cortadas como, 1, 2, 3 e 4, sendo que a parte 4 deve ser dividida em mais duas partes, enumera-las de 4 e 5, e a 5 deve ser triturada com a ajuda do gral e pistilo, o comprimido triturado deve ser posto em papal laminado e levado para ser medido em uma balança em cima de um vidro de relógio, junto com todas as outras partes do comprimido.

 Com isso, após a medição, deve ser levado a bancada os matérias do experimento, para dar início aos controles dos processos que ceram orientados pelo relatório. Com a ajuda de uma pipeta se medirá um volume de água (gelada) de 1L que logo após deve ser transferida para um Erleynmeyer, onde será posta a primeira parte do comprimido de numeração 1, seu tempo de ação deve ser cronometrado e anotado.

 O mesmo deve ser feito com o segundo, só que agora deve ser usado água em temperatura ambiente, medindo um 1L na pipeta e transferindo para um Erleynmeyer, onde o comprimido 2 deve ser posto. Seu tempo de ação também deve ser cronometrado.

  Da mesma forma deve ser feito no terceiro comprimido, só que utilizando água quente, sendo medido 1L na pipeta, transferida para um bécher e conduzida para uma chapa de aquecimento sobre uma tela de amianto, onde a água será aquecida e com e ajuda de uma luva o recipiente deve ser retirado e levado de volta a bancada e a água aquecida deve ser transferida para um Erleynmeyer, o comprimido de numero 2 deve ser posto dentro do Erleynmeyer, e seu tempo de ação cronometrado também.

 Na ultima parte do experimento, deve ser utilizado água em temperatura ambiente, com as mesmas medições das anteriores, o comprimido de numeração 6 deve ser posto e cronometrado seu tempo de ação, e utilizando outro Erleynmeyer e água, deve ser posto o comprimido que foi de início triturado, seus tempos de ação devem ser cronometrados e expostos com as devidas conclusões.

Equipamentos Laboratoriais utilizados durante os experimentos:

 

 [pic 1]                [pic 2]              [pic 3]

Erleynmeyer                     Faca \ Vidro de Relógio                Gral e Pistilo

[pic 4]            [pic 5]                      [pic 6]

Sonrisal                                     Pipeta                               Balança

      [pic 7]                    [pic 8]               [pic 9]

Chapa de Aquecimento             Chapa de Amianto                   Papel Laminado

V) Resultado e Discussão: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (394.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com