TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da Densidade de um Sólido

Por:   •  1/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade ESAMC

Unidade de Uberlândia

Curso: Engenharia

Disciplina: Química Geral – Laboratório

Docente: Celso L. de Araújo

Título: Determinação da Densidade de um Sólido 

Discentes:

Carlos Barbosa                                           Eng. Mecânica RA. 218039

Claudinei do S. Gonçalves                         Eng. Civil          RA. 218177

Leandro Pereira de Jesus                          Eng. Civil          RA. 218079

Robson de Paula Cunha                            Eng. Mecânica RA. 218246

Rodolfo Hander Teixeira                            Eng. Mecânica RA. 218014

                    1. Introdução

A densidade é a uma grandeza física que relaciona duas propriedades de matéria a massa e o volume como a densidade é de extrema importância para a caracterização de cada material é considerada como uma propriedade específica da matéria que serve para identificar as substâncias.

As propriedades físicas podem ser classificadas em intensivas e extensivas, a intensiva como sendo as que não dependem da massa da amostra, um bom exemplo é a temperatura se aquecermos a água em uma panela até o ponto de ebulição a temperatura será a mesma na panela ou em um copo com a mesma água, já as extensivas dependem da massa como é o caso do volume, ao pegarmos uma amostra de algodão de 1kg terá volume maior que amostra de 1g.

A densidade é uma propriedade intensiva, pois será a mesma independente da massa, por exemplo, um cubo de gelo ou um iceberg terá a mesma densidade.

Porem os cálculos da densidade sofre variação com temperatura e pressão atmosférica essas variáveis devem ser calculadas também. Essa grandeza é obtida de maneira indireta sendo calculada através do método linear (pela equação):

d = m
      v  

Sendo, “m” massa em gramas (quantidade de matéria), “v” volume em mililitro ml (espaço ocupado pela matéria) e “d” densidade g/cm3 (quantidade dessa matéria pelo espaço ocupado)

Será determinado à densidade de três amostras de sólidos irregulares dos metais conhecidos Alumínio (Al), Estanho (Sn) e o Ferro (Fe) será determinado pelo método de deslocamento da coluna de água, método simples que consiste em realizar a pesagem das amostras e em uma proveta de graduação realizar o calculo do deslocamento da água após a submersão do material assim obtendo massa e volume então através da formula matemática realizar o cálculo da densidade  

Alumínio (Al)

Numero atômico 13

Ponto de fusão933, 15K (660°C)

Ponto de ebulição2740, 15K(2467°C)

É o metal mais abundante na crosta terrestre. Sua abundância somente é menor do que a dos não metais oxigênio e silício. Devido a seu baixo ponto de fusão é amplamente utilizado em todos os setores da indústria desde utensílios domesticas à automobilística

Obs.: o Alumínio pode ser infinitamente reciclado sem perder suas propriedades físico-químicas.

Ferro (Fe)

Numero atômico 26

Ponto de fusão 2084,15 K(1811°C)

Ponto de ebulição3407,15K(3134°C)

Elemento relativamente abundante na crosta terrestre, controlando a quantidade de Carbono (C) dar se origem a diversas formas de aço o que o torna um elemento de grande importância e de infinitas aplicações.

 Obs.: é o elemento central na química da hemoglobina (componente do sangue que transporta oxigênio).

Estanho (Sn)

Numero atômico 50

Ponto de fusão505,08 K (232°C)

Ponto de ebulição 2875K (2602°C)

É encontrado na natureza de forma combinada com minerais seu principal minério é a cassiterita (óxido de estanho, SnO2) mas também encontrado na estanita (sulfoestanato de cobre e ferro, Cu2FeSnS4) tem diferentes aplicações devido ao seu potencial de baixa corrosão é muito utilizado para revestir outros materiais, usado em importantes ligas, soldas e componentes eletrônicos.

Obs.: na antiguidade era utilizado com o Cobre (Cu) para obter o Bronze.

Determinando propriedades de densidade

Referência [ SKOOG, 2009]

Densidade

Medidas precisão e exatidão

Erros aleatórios acidental

Método determinação pelo método linear

  1. Objetivos

Este experimento consiste em calcular a densidade cada objeto dos diferentes matérias aqui apresentados( Fe, Sn, Al) pelo método de deslocamento de liquido e comparar os resultado obtidos com a densidade de referência internacional após as comparações obter visão critica do experimento.

2.0 Procedimento experimental

O experimento consiste em determinar a densidade dos sólidos pelo método de submersão.

2.1 Materiais utilizados

Equipamentos

Os equipamentos utilizados para o experimento foram escolhidos por suas funções e precisão e especificações que são de extrema importância para obter os resultados satisfatórios.

Balança

[pic 1]        [pic 2]           

Descrição

Marca BEL, balança analítica de precisão 4 casas ( 0,0001g)  com capela de vidro temperado de  três portas com indicação para determinação de densidade de sólidos e líquidos de calibração automática com selo do Inmetro de montagem Nacional mas de origem italiana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (311.9 Kb)   docx (613.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com