TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da concentração do ciclamato

Por:   •  7/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3.        CICLAMATO        

3.1 Métodos para a determinação        

3.1.1 Método gravimétrico        

4. PARTE EXPERIMENTAL        

4.1 Materiais        

4.2 Reagentes        

4.3 Preparo de reagentes        

4.4 Procedimento        

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.1 Reações        

5.2 Determinação da concentração do ciclamato        

5.3 Estimativa de desvio Padrão e intervalo de confiança        

5.4 Erros determinados        

5.6 Testes estatísticos        

5.6.1 Teste t        

5.7 Descarte de resíduos        

6. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

        

O presente projeto, determinação de ciclamato em bebidas dietéticas e de baixa caloria, consiste de forma concreta no desenvolvimento do método gravimétrico, um método analítico clássico, para a quantificação em diferentes amostras, do teor (mg/100mL) deste edulcorante*.                

Descoberto na universidade de Illinois (EUA) pelo estudante de química Michel Sveda, os sais de ciclamato apresentam-se 30 vezes mais doce que a sacarose. Por esse motivo, na década de 60 apenas nos Estados Unidos 7,7 mil toneladas de ciclamato forma produzidos.

Porém, no final dessa mesma década os estudos em ratos mostraram que o ciclamato por ser eliminado de forma invariável poderia ser metabolizado como ciclohexilamina que pode gerar uma série de efeitos colaterais.

Para o desenvolvimento do projeto, de forma que fosse possível a determinação quantitativa destes sais adoçantes, desenvolveu-se um método clássico conhecido como gravimetria, método que oferece grande precisão apesar de ser demorado. Tal método consiste, em linhas gerais, na precipitação de um produto e sua quantificação para assim determinar outro composto presente na amostra.

Dentre as diversas amostras em que tal substância se encontra presente foram escolhidas para o projeto as seguintes: suco Tang - frutas vermelhas, suco Fresh -  sabor manga, chá feel good e dois tipos de adoçantes, Zero-cal e Magro.

        

* substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam a um alimento o gosto doce.


  1. OBJETIVOS

O projeto tem como objetivo a determinação de ciclamato de sódio em variadas amostras a partir do método gravimétrico com a formação do precipitado de sulfato de bário e a partir disso realizar a comparação da quantidade fornecida pelo fabricante e a encontrada experimentalmente.

  1. CICLAMATO

Habitualmente usados em diversos alimentos e bebidas dietéticas ou que apresentam baixo valor calórico, os sais de ciclamato (C6H11NHSO3-) apresentam grande poder adoçante (30 vezes mais doce que a sacarose) e são comumente empregados juntamente com a sacarina, edulcorante que na ausência destes sais apresentam gosto extremamente amargo.

Essa substância, pó branco e inodoro, foi inicialmente comercializada em 1949 pelas diversas vantagens e ganhou em pouco tempo grande espaço comercial chegando em meados dos anos 60 ao auge de sua produção. Apenas nos Estados Unidos nessa década cerca de 7,7 mil toneladas foram produzidas. Diversas marcas como a coca cola adotaram para seus produtos pouco calóricos os sais de ciclamato, principalmente o de sódio.

Entretanto no final dessa mesma década cientistas e médicos apresentaram pesquisas que mostraram que os sais de ciclamato são eliminados pelo organismo de forma invariável podendo haver um acúmulo no sangue e nos tecidos. Outros estudos apontaram ainda um aumento das chances de câncer na bexiga em alguns animais.

Atualmente, apesar de em muitos países a utilização do ciclamato ser proibida, no Brasil todos os refrigerantes “zero” e outras bebidas ainda o utilizam como adoçante artificial. No entanto a ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) diminuiu a quantidade máxima de ingestão de 1300mg /Kg para 400mg/Kg.

3.1 Métodos para a determinação

Além do método gravimétrico empregado nesse projeto para a determinação dos sais de ciclamato a partir da precipitação do sulfato de bário, pela ampla utilização em produtos comercias, outros métodos eficientes foram desenvolvidos para sua quantificação.

A espectrofotometria também pode ser utilizada para a análise quantitativa do ciclamato através de sua reação com hipoclorito levando a formação de N,N-diclorohexilamina que pode ser monitorado com o comprimento de onda de 314 nm.

        A cromatografia liquida de alta eficiência (HPLC) é um método empregado com grande frequência para a quantificação dos sais podendo ser empregado o método diretamente ou indiretamente.

3.1.1 Método gravimétrico

A gravimetria, um método clássico da química analítica que oferece grande precisão apesar de consumir um tempo relativamente grande para suas análises e apresentar-se antigo e extremamente simples, é um método com resultados muito confiáveis e utilizado com grande frequência em laboratórios.

Na gravimetria por precipitação a solução amostra é submetida a um ou mais procedimentos que geram a formação de um precipitado (um composto pouco solúvel na amostra) que tem sua massa quantificada, com isso, consequentemente, permite calcular através de relações estequiométricas a concentração do analito na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (450.3 Kb)   docx (556.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com