TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Amora em Tintura de Cabelo

Por:   •  29/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC IRMÃ AGOSTINA

CURSO TÉCNICO EM QUIMICA

PROCESSOS VOLUMÉTRICOS:

Determinação de amônia em amostra de tintura de cabelo

MIGUEL CRISTIANO

LARISSA SANTI

LUIZ FELIPE LIMA

LUIZ OTAVIO SOUZA SILVA

LUCIANA ALMEIDA

Relatório final dos experimentos realizados no dia 25/08/2017, referente à determinação de amônia em uma amostra de tintura de cabelo utilizando-se de métodos e processos volumétricos, realizados nos laboratórios da ETEC Irmã Agostina.

Prof. Me. Klauss Engelmann

São Paulo

 2017


RESUMO[pic 3][pic 4]

O presente relatório corresponde às etapas e aos resultados obtidos na aula prática de Análise Química Quantitativa, sobre processos volumétricos, na qual foi realizada uma análise de determinação de amônia em uma amostra de tintura de cabelo por meio de volumetria ácido-base ou também conhecida como volumetria de neutralização.

Segundo a resolução 79 da ANVISA de 28 de agosto de 2000, o teor permitido de amônia deve-se no máximo 6% no produto final, e quando este estiver acima de 2%, deve-se conter um alerta para que o consumidor tenha a noção do percentual de amônia no produto em que utiliza, ou seja, na embalagem deverá haver frases como: “Contém Amônia”.

Por meio desta análise, foi possível determinar de forma quantitativa, se o teor de amônia presente na marca de tintura de cabelo analisada estava numa concentração superior à permitida, e também, sua quantidade real ao final do processo.

As titulações ácido-base são procedimentos padrão em diversas áreas da química analítica, e se aplicam à determinação de substâncias que apresentem caráter ácido ou alcalino de acordo com a teoria de Brönsted-Lowry.

Para a realização do procedimento, foi utilizado uma solução de HCl (Ácido clorídrico) padronizada com NA2CO3 (Carbonato de sódio), e reagindo com a amostra de aproximadamente 0,4 g de tintura de cabelo.

Foi observado que a alíquota de amônia encontrada na amostra era adequada às proporções estabelecidas pela ANVISA, e a margem de erro dentre as análises dos grupos foi de X%, atestando que a volumetria de neutralização foi precisa e eficaz na determinação do teor de amônia na amostra de tintura de cabelo.


ABSTRACT[pic 5][pic 6]

This report corresponds to steps and results obtained at Quantitative Chemical Analysis practical classes, on volumetric procedures, on which we performed a determination analysis on ammonia theor on hair painting sample by acid-base or neutralization by volumetry.

According to ANVISAS’s Resolution 79 of August 28th, 2000, the ammonia percentage must be of 6% at maximum on final products, and if the final product ammonia percentage is above 2%, the label must contain the information that “it contains ammonia”. By this analysis, we can determine quantitatively if the ammonia percentage on determinated hair painting brand is supperior to allowed, and which is your real final ammount.

The acid-base titulations are standard procedure on several areas of Analytic Chemistry, and applies to determination of substances that present acid or basic character according to Brönsted-Lowry theory.

For this procedure, we used a chlorite acid solution patterned with sodium carbonate, and reacted with approximately 0.4 g of hair painting. It was observed that the ammount of ammonia found on the sample was adequated to the proportions stablished by ANVISA, and the error margin within the groups analysis was X%, proofing that the neutralization volumetry was a precise and efficable method on determination of ammonia percentage on hair paintings.


SUMÁRIO

  1. [pic 7]

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        Processos Volumétricos        5

1.2.        Volumetria de ácido-base ou neutralização        5

1.3.        Tintura de Cabelo        6

2.        OBJETIVO        6

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        6

3.1.        Reagentes        6

3.2.        Vidrarias e Utensílios        6

3.3.        Procedimento        7

3.3.1.        Preparo da Solução de HCl        7

3.3.1.1.        Padronização da solução de HCl 0,1 mol L-1        7

3.3.2.        Determinação de amônia em uma amostra de tintura de cabelo        7

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

  1. INTRODUÇÃO

A Química Analítica é uma área científica que desenvolve e aplica métodos, instrumentos e estratégias para obter informações sobre a composição da matéria no espaço e no tempo (TERRA;ROSSI, 2004). A Química Quantitativa é considerada um símbolo de desenvolvimento em aspectos científicos e tecnológicos na química, por exemplo, análises quantitativas permitiram estabelecer as massas atômicas dos elementos e conhecer a composição dos mais variados materiais de origem natural.

Tanto na área científica como tecnológica (indústria), frequentemente é necessário determinar a composição e a concentração de um determinado sistema. Na análise volumétrica, o reagente de concentração conhecida denomina-se “Titulante” e a substância de concentração desconhecida “Titulado”.

O processo de se adicionar lentamente o titulante ao titulado requer a presença de um indicador, ou seja, substância que indicará mudança na coloração da solução ao ser atingido o ponto de equilíbrio ou de equivalência, momento em que o número de mols do titulado é exatamente igual ao número de mols do titulante. Tendo em vista que é de extrema importância a escolha do indicador mais adequando para o tipo de análise a ser feita, já que o método colorimétrico requer a percepção da mudança de cor da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (572.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com