TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Açucares Redutores

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 5

 

Testes para carboidratos

 

Palavras Chave: carboidratos, teste, glicose, amido.

Introdução

Neste experimento, foi realizado diferentes testes afim de determinar quais das substâncias desconhecidas eram carboidratos, e caso fossem, identifica-las. Carboidratos, sob condições não oxidantes, são desidratados quando tratados com ácidos fortes. Os grupos aldeídicos ou cetônicos livres de monossacarídeos, ou dissacarídeos, são facilmente oxidados por soluções moderadamente alcalinas de íons cúpricos. Estes carboidratos são chamados de açúcares redutores porque reduzem os íons cúpricos para formar Cu2O, um precipitado vermelho tijolo. As aldoses são oxidadas a ácidos aldônicos e cetoses a produtos de oxidação de baixa massa molecular.

Resultados e Discussão

Teste de Molisch: indica a presença de carboidrato caso ocorra a formação de um anel púrpura na interface. Foram analisadas as substâncias sacarose, amido, glicose e sorbitol, onde somente sorbitol não ocorreu a formação do anel, ou seja, não contém carboidrato.

Teste positivo de Barfoed: diferencia monossacarídeos de dissacarídeos. Em monossacarídeos apresenta a formação de precipitado vermelho tijolo de Cu2O. A não formação de precipitado neste tempo indica a presença de dissacarídeo. De todas as dez amostras analisadas, somente sacarose, amido e sorbitol deram dissacarídeos.

Teste de Benedict: o aparecimento de um precipitado de coloração vermelho-tijolo indica que os íons Cu2+ do reagente de Benedict foram reduzidos a Cu+. Neste teste foram analisadas as amostras sacarose, amido e sorbital, onde todas mostraram o precipitado vermelho-tijolo, sendo assim, indicando a presença de açúcares redutores

Teste de Bial: Um teste positivo para pentose é indicado pelo desenvolvimento de cor verde a azul intenso. Hexoses produzem cor marrom ou marrom esverdeada. O resultado para as amostras, frutose, amido e arabinose, respectivamente foram: marrom esverdeado, branco e azul, onde o amido não obteve nenhuma determinação de pentos ou hexose.

Teste de Seliwanoff: Utilizado para distinguir cetoses de aldoses, o desenvolvimento de cor vermelha após 4 min constitui teste positivo para cetoses. As Ceto-hexoses apresentam solução vermelho-cereja, as Cetopentoses solução azul esverdeada e em Aldoses e Dissacarídeos não há desenvolvimento de cor. Neste teste foi utilizado amostras de glicose, sacarose e frutose; onde após um minuto amostra de glicose permaneceu branco, de sacarose rosa claro e frutose rosa alaranjado. Porém ao atingir 4 minutos as mesmas amostras obtiveram os seguintes resultado: glicose não houve mudança de cor, sacarose teve mudança para vermelho claro e frutose atingiu a coloração vermelha.

Reação com Iodo: é realizado para descobrir se tem amido nas substâncias. Se a cor azulada que a solução tinha antes de esquentar voltar, mesmo que com menor intensidade mostra que a substancia possui amido. A cor azul vem do fato do amido ser formado por amilose e amilopectina que possui cores azul e vermelha, respectivamente

.[pic 1]

                      Estrutura da Glicose

Celulose, Amilose e quitina: A celulose tem uma estrutura linear, fibrosa e húmida, na qual se estabelecem múltiplas ligações de hidrogênio entre os grupos hidroxilas. Já a Amilose possui uma cadeia longa de resíduos de D-glicose, com ligações glicosídicas. E a quitina é um polissacarídeo insolúvel formada por N-acetilglicosamina (b-(1-4) 2-acetamido-2-deoxi-Dglicose), sendo futuramente poderá substituir a celulose por ser biodegradavel.
Amilose, amilopectina e glicogênio: São podelissacarideos que formam a estrutura do amido. A amilose é constituída de D-glicopiranose, ligadas por pontes glicosídicas α-1,4, que conferem à molécula uma estrutura helicoidal e a amilopectina é menos hidrossolúvel que a amilose, constituída de α-glicose ligadas por pontes glicosídicas α-1,4, ocorrendo também ligações α-1,6, com uma estrutura ramificada, com intervalos de 24-30 resíduos de glicose. E por fim o glicogênio (forma de armazenamento energético animal) apresenta maior número de ramificação comparado a amilopectina, ocorrendo em intervalo de 8-12 resíduos de glicose.

Reação de hidrólise do amido: Todos os testes foram dentro do esperado.

[pic 2]

Reação de hidrólise da sacarose: Na reação de hidrólise da sacarose observamos que, após a adição de HCl e o aquecimento, a solução que antes era dextrógira ficou levógira, pois a sacarose é formada de D-frutose e D-glicose e pela hidrólise ocorre a separação das mesmas, como a rotação da frutose tem módulo maior que a da glicose, a rotação levógira da frutose sobrepõe a dextrógira da glicose.

[pic 3]

A partir do resultado obtido calculou-se o alfa (α) médio com os valores de cada grupo e o resultado obtido foi de 13,45

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (368.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com