TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Cloreto

Por:   •  24/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Feita a experiência sobre determinação de cloreto em areia através do Método de Mohr, sabe-se se a areia utilizada é boa o bastante para servir de matéria prima para o concreto. É de extrema importância fazer esta análise para que não ocorra erro durante a concretagem, já que a mesma é algo fundamental em qualquer construção.

Em seguida, é possível consultar as normas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e verificar os requisitos exigíveis para recepção e produção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos.

A partir de uma experiência feita em laboratório usando a areia grossa é possível analisá-la com fins de saber para que tipo de concreto ela é usada, trazendo um maior conhecimento sobre como cloretos influenciam para corrosão de estruturas do concreto.

Um dos problemas mais comuns da construção civil é a corrosão do concreto pelo íon cloreto, ação que é popularmente conhecido como ‘salito’. Os íons cloreto, em presença de água, reagem com o concreto, causando fissuras e a formação de pontos de corrosão nas armaduras, reduzindo a resistência de colunas e vigas.

Na tecnologia do concreto, a areia é chamada de “agregado miúdo”. Na natureza, pode ser encontrada em portos de areia dos rios ou em minas. As últimas são as mais baratas, mas podem conter impurezas necessitando de lavagem para que possam ser usadas em obras de maior responsabilidade.

Quanto ao tipo, as areias são divididas em grossa, média e fina. Na construção civil, o concreto pode usar qualquer espessura de areia. Areias finas podem conter outros compostos, o que pode causar sérios danos à qualidade do concreto. Ressaltando que as areias mais favoráveis são aquelas com altos teores de quartzo.

Este trabalho está organizado em 5 tópicos, sendo eles: introdução, objetivos, métodos, resultados e discussões e conclusão.

2 OBJETIVOS

Objetivo geral: determinar a quantidade de cloreto na areia e descobrir qual a areia a ser utilizada em determinado concreto.

Objetivos específicos:

• Determinar a quantidade de cloreto presente na areia usada na amostra;

• Calcular a porcentagem desse cloreto e analisá-lo nas normas da ABNT;

• Verificar nesta tabela qual é o tipo de concreto com esta quantidade de cloreto.

3 MÉTODOS

Utilizando 50g de areia grossa posta em um béquer que por sequência é passada a um erlenmeyer adicionado com 100mL de água deionizada, previamente aquecida a temperatura entre 60-70º C em um agitador de partículas. Como o aquecimento deve ser mantido nessa temperatura durante 20 minutos, o erlenmeyer permanece sob o agitador sendo agitado constantemente.

Por conseguinte, a solução é filtrada em um funil de haste longa com o auxílio de um papel filtro que retém o sólido, areia, e permite a passagem do líquido. Logo, é transferido 25 ml da amostra para outro erlenmeyer onde é gotejado cinco gotas de cromato de potássio(K2CrO4), indicador da titulação, na amostra.

Põe-se nitrato de prata(AgNO3) na bureta e zera a mesma, tirando o ar que nela possui. A amostra é colocada embaixo da bureta, onde nela é pingado gota a gota o nitrato de prata até que sua cor seja modificada. Usado um volume de 20,2 ml de nitrato de prata, a amostra adquiriu a coloração avermelhada.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com