TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do teor de álcool na gasolina

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

TURMA: Química Orgânica Experimental I – G1

PRÁTICA : Número 5

TÍTULO: Determinação do teor de álcool na gasolina 

ALUNOS: Alexandre;  Crislaine de Lourdes Moreira; João Carlos Gama; Rebeca Alves Rios Dias

  1. OBJETIVOS 

Essa prática objetiva identificar as fases no sistema água-etanol-gasolina quantificando o etanol na gasolina através de uma análise absoluta e uma análise comparativa.

  1.  PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 

Foi realizada em três partes: Identificação de fases no sistema água-etanol-gasolina; quantificar o etanol na gasolina através de uma análise absoluta e; quantificar o etanol na gasolina através de uma análise comparativa.

Parte 1:

Na primeira parte foram feitos três testes onde se utilizou tubos de ensaio, água destilada, gasolina, iodo sólido ressublimado e permanganato de potássio. No primeiro teste foram separados três tubos de ensaio e adicionou-se ao primeiro água destilada, ao segundo água destilada e iodo e ao terceiro água e permanganato de potássio. No segundo teste foram separados mais três tubos de ensaio e adicionou-se ao primeiro gasolina, ao segundo gasolina e iodo e ao terceiro gasolina e permanganato de potássio. No terceiro teste foram separados outros três tubos de ensaio e adicionou-se ao primeiro água e gasolina, ao segundo água, gasolina e iodo e ao terceiro água, gasolina e permanganato de potássio.

Parte 2:

Na segunda parte adicionou-se em uma proveta gasolina registrando o volume e posteriormente acrescentou-se água e verificou-se novamente o volume. Agitou-se a mistura por um minuto com o auxílio do bastão de vidro e após a separação das fases, registrou-se o volume da fase aquosa e calculou-se a porcentagem de etanol na gasolina.

Por fim, na terceira parte com o auxílio de uma pipeta volumétrica, pipetou-se 20mL da mistura de água e gasolina realizada na segunda parte e transferiu-se para um béquer previamente pesado, realizando novamente a pesagem deste (agora com a mistura) na balança analítica para realização dos cálculos de densidade.

  1. RESULTADOS (Escrever os cálculos, a discussão dos resultados e responder as perguntas presentes no roteiro).

4. CONCLUSÃO (Envolve as principais informações obtidas na prática, sendo baseada nos objetivos).

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Listar bibliografias consultadas para elaboração do relatório, utilizando-se as normas recomendadas pela ABNT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com