TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática e Democratização do Ensino

Por:   •  19/9/2023  •  Resenha  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEXA

EXA 473– ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA III

RESENHA CRÍTICA

José Carlos Libanêo.

  1. REFERÊNCIA

LIBANÊO, José Carlos. DIDÁTICA. Didtica e democratização do ensino. Editora Cortez, 1994. 32 a 51p.

  1. CREDENCIAIS DO AUTOR

JOSÉ CARLOS LIBANÊO. Graduado Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais. É membro do Conselho Editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba), Educativa (PUC Goiás), Espaço Pedagógico (UPF), Interface- Comunicação, Saúde e Educação (Unesp Botucatu), parecerista da Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: teoria da educação, teoria histórico-cultural, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, políticas públicas para a escola, organização e gestão da escola. Possui Bolsa de Produtividade do CNPq, Nível 2. É membro do GT Didática da ANPEd-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. É fundador e membro do Centro de Estudos sobre Didática e Práticas de Ensino (CEPEd), fundador e Secretário da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), membro da Comissão Organizador dos Encontros Estaduais de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE).

  1. RESUMO

O texto inicia fazendo uma apreciação sobre como se dar o ambiente escolar, faz colocações sobre a participação ativa da escola na vida social e como esse é o objetivo da escola pública, que o ensino é colocado como ações indispensáveis para ocorrer à instrução. Com isso, o texto aborda questões que faz sobre como tem sido as escolas e as causas para a mesma esta assim, mas em siguida as reflexões trazidas atravez das perguntas, ja responde algumas, em que envolve a escolarização, qualidade do ensino do povo e o fracasso escolar, alem de trazer sobre a Ética como compromisso profissional e social.

3.1 A Escolarização e as lutas democráticas

Nesse momento do texto, o autor ressalta a importancia da escolarização, em como o processo principal serve para oferecer a o povo sua real possibilidade de ser livre e isso acareta em buscar nesta mesma medida participar das lutas democráticas, então notasse que o autor tras um entendimento sobre a democracia como um conjunto de conquistas e de condições sociais, assim como políticas e culturais, pela maioria da população para participar da condução de decisões políticas e sociais.

Outro questão trasida pelo autor são os índices de escolarização no Brasil, mostrando a evasão escolar e a repetência como graves problemas, acarretando isso a falta de uma política pública, de igualdade nas oportunidades em educação, e como isso vem deixando um resultado com números enormes de analfabetos, sendo mais precário na faixa de 5 a 14 anos. É possivel refletir sobre a abordagem do autor sobre como a  transformação da escola depende da transformação da sociedade, e continua dizendo que a escola é o meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com