TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECTROFOTOMETRIA - CONSTRUÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DO ALARANJADO DE METILA E DO AZUL DE

Por:   •  24/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ESPECTROFOTOMETRIA- CONSTRUÇÃO DO ESPECTRO DE

ABSORÇÃO DO ALARANJADO DE METILA E DO AZUL DE

BROMOFENOL

Docente: Mario Henrique Montazzolli Killner  

                                                  Disciplina: Fundamentos e Métodos Experimental (2QUI078)

                                                  Discente(s): Amanda Caroline Antunes Oliveira

                                                                                         Gabriel Felix da Silva Gomes

                                                                                          Naiara Briega Bortoloci

                                                                                      Sandro Lucas Reis Costa

[pic 3]

LONDRINA

2018

INTRODUÇÃO

                        A espectrofotometria é uma técnica analítica, a qual utiliza a luz para medir a concentração de diversas espécies químicas, sejam elas orgânicas ou inorgânicas.  A espectroscopia de absorção molecular é valiosa para a identificação dos grupos funcionais na molécula. São importantes também as aplicações da espectroscopia de absorção visível/ ultravioleta para a determinação quantitativa de compostos contendo grupos absorventes.

                Um espectrofotômetro mede a transmissão de luz. Se uma substância absorve a luz, a energia radiante de um feixe de luz diminui conforme ele passa através da substância. A potência radiante, P, é a energia por segundo por unidade de área do feixe. A luz com uma faixa muito estreita de comprimento de onda é dita monocromática (“uma cor”).1

                Para melhor compreensão desse método analítico, é necessário ter conhecimento de alguns conceitos como: transmitância e absorbância.  A transmitância, T, é a fração de luz incidente que passa através de uma amostra. De acordo com HARRIS, 2004, essa transmitância se encontra no intervalo de 0 a 1. Dessa maneira, se nenhuma luz for absorvida, conclui-se que a transmitância é 1, e se toda luz for absorvida a transmitância é 0.

          (Equação 1)[pic 4]

                Outra grandeza de extrema relevância é denominada de absorbância, A, essa é proporcional à concentração de moléculas absorvedoras de luz em uma determinada amostra. E pode ser definida como:

          (Equação 2)[pic 5]

                  Contudo, o aspecto mais importante é a determinação da quantidade de luz absorvida em uma amostra. Isto é descrito pela lei de Beer-Lambert, a qual apresenta a relação entre a intensidade da luz incidindo na solução (I0), e a intensidade da luz saindo da solução (I). Assim como, a dependência da absorbância em relação à concentração do caminho óptico.

          (Equação 3)[pic 6]

A= absorbância (adimensional)

ɛ=  absorvidade molar ou coeficiente de extinção

c= concentração do material absorvedor (mol L-1)

b= caminho óptico (centímetros)

                De acordo com o que foi exposto anteriormente, a presente prática teve como objetivo, utilizar a técnica analítica de espectrofotometria para realizar a espectros de absorção das soluções de azul de bromofenol e de alaranjado de metila no UV-Vis, além de possibilitar o manuseio do espectrofotômetro de feixe simples, e também e tomar conhecimento da Lei de Beer-Lambert e as relações de transmitância e absorbância.  

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais

Pipeta volumétrica de 1 mL; Pipeta volumétrica de 2 mL; Pipeta volumétrica de 5 mL; Pipeta de Pasteur; Balão volumétrico de 100 mL; Balão volumétrico de 1000 mL; Béquer de 100 mL; Pera de sucção; Estante com tubos de ensaio; Espectrofotômetro; Cubeta de acrílico; Balança Analítica; Espátula.

Reagentes

Água destilada; Álcool etílico; Alaranjado de metila; Azul de bromofenol.

Procedimento Experimental

O procedimento experimental foi dividido em três etapas: preparo das soluções de alaranjado de metila e do azul de bromofenol, aferição da absorbância das soluções de alaranjado de metila 10 mg L-1 e azul de bromofenol 10 mg L-1em diferentes comprimentos de onda (λ)  e a aferição da absorbância de soluções com diferentes concentrações de azul de bromofenol em um único comprimento de onda (λ).

A prática teve início com o preparo das soluções de alaranjado de metila e azul de bromofenol, ambas foram preparadas com o mesmo procedimento. Pesou-se 500mg de cada corante sólido, que foram transferidos para um béquer, o sólido foi solubilizado com um pequeno volume de água destilada e álcool etílico, na sequência, a mistura obtida foi transferida para um balão volumétrico de 1000 mL que teve seu volume completado com água destilada, fornecendo uma solução estoque.

Por conseguinte, a fim de se obter a solução na concentração de 10 mg L-1, pipetou-se 2 mL da solução estoque, que foram transferidos para um balão volumétrico de 100 mL, o balão teve seu volume completado com água destilada.

Parte da solução obtida de azul de bromofenol 10 mg/L foi utilizada para o preparo de soluções diluídas em diferentes concentrações. As concentrações das soluções preparadas estão expressas na Tabela 1.

.

Sistema

Reagentes

Tubo 1

5 mL de água destilada

Tubo 2

4 mL de água destilada + 1 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1)

Tubo 3

3 mL de água destilada + 2 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1)

Tubo 4

2 mL de água destilada + 3 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1)

Tubo 5

1 mL de água destilada + 4 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1)

Tubo 6

5 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1)

Tabela 1: Composição dos sistemas montados para análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (329.6 Kb)   docx (99.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com