TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração e aplicação do jogo didático''JOGANDO COM HIDROCARBONETOS''

Por:   •  22/10/2015  •  Seminário  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

Elaboração e aplicação do jogo didático “Jogando com Hidrocarbonetos”

Acredita-se que buscando o interesse do educando, o processo ensino aprendizagem tenha maiores chances de êxito, por este motivo foi iniciada com a utilização de alguns materiais recicláveis a confecção do jogo didático “JOGANDO COM HIDROCARBONETOS” que tem por objetivo buscar o interesse dos alunos na disciplina de química matriculados nas escolas estaduais

Também busca uma forma com que os alunos revisem o assunto Hidrocarbonetos, visto nas primeiras aulas na terceira série do ensino médio.

Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e o jogo didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno, segundo Dias e Morais (2010, p.3) “Os jogos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem e aumenta a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação, ação ativa e motivadora”.

O jogo elaborado com a utilização de materiais recicláveis, como: papel, madeira, tampas de garrafa. Em seguida foi aplicado após as aulas de química sobre hidrocarbonetos na terceira série do ensino médio, por tabuleiro jogam seis pessoas por vez, o jogo termina quando as 36 questões forem respondidas e o vencedor é o que possuir mais fichas ao final.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aplicado o questionário contendo questões fechadas, em que dezessete (17) alunos responderam, através destas respostas do questionário, foi avaliado o resultado do trabalho percebendo-se que todos os objetivos foram cumpridos com sucesso. Pode-se observar as respostas dos alunos de acordo com os dados dos gráficos a seguir:

O que achou da aula de química com a utilização de jogos didáticos?

gráfico A: 6% acharam regular 41% ótimo e 53% Bom

Conseguiu uma melhor aprendizagem sobre hidrocarbonetos após a dinâmica?

gráfico B: 100% responderam que sim.

Pode-se concluir que o aproveitamento dos alunos idealizadores do projeto, dos discentes que utilizaram o jogo foi bastante significativo, houve um grande interesse e uma melhor aprendizagem por parte de todos, dessa forma percebe-se o êxito na confecção deste jogo, tornando-o uma nova metodologia para fortalecer o ensino de química que atualmente ainda é muito defasado. Por fim, ressalta-se a que os jogos didáticos jamais podem substituir qualquer método de ensino, eles não passam de uma ferramenta que dá suporte aos professores e estimula os alunos na busca pelo conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com