TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em que se fundamenta o teste de chama

Ensaio: Em que se fundamenta o teste de chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Ensaio  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

OBSERVAÇÕES:

Podem-se usar outros sais que apresentem estes mesmos cátions, desde que não sejam tóxicos ou possam causar algum tipo de dano à integridade física dos operadores.

O cloreto de sódio normalmente contamina as demais amostras, adulterando os resultados; por este motivo, deve ser deixado por último.

As cores que devem ser obtidas nos ensaios são:

sódio – amarelo-alaranjado.

potássio – violeta-pálido

cálcio – vermelho-alaranjado

estrôncio – vermelho-sangue

bário – verde-amarelado

cobre – verde-azulado

1- Em que se fundamenta o teste de chama?R: Verificar a reação de íons metálicos no fogo.2- O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais? Justifique.R: Sim, porém a identificação dos metais é limitada, devido suas característicasdiferenciadas. Existem metais, cuja identificação é facilmente visível como, por exemplo, aqueles necessitam de menos energia calorífica para mudarem de nível,o caso dos metais alcalinos que possuem um elétron livre. Mas o mesmo nãoocorre com os íons metálicos que não podem ser vistos a olho nu.3- A iluminação de ruas é feita, em parte, com lâmpada a vapor de sódio. Por queelas apresentam coloração amarela?R: O monocromatismo dessa luz caracterizada por um, médio comprimento deonda e plasma de vapor de sódio, faz resultar objetos iluminados de coloraçõesdificilmente distinguíveis, que também são influenciados pela pequena largurade banda de luz amarelada.4- Todos os metais testados apresentam coloração na chama? JustifiqueR: Sim, pois se tratam de íons metálicos de fácil visibilidade, como dito, metais

que necessitam de pouca energia calorífica para “mudarem de nível”.

5- Por que o fio de Ni-Cr não deve apresentar coloração na chama?R: O níquel cromo não pode interferir na análise, se comportando de tal formanecessita de maior energia calorífica.6- Justifique a coloração emitida pelo cobre e pelo sódio nos diferentes saisutilizados no experimento.R: No experimento efetuado com o sódio não a variação do NOX tanto nosulfato quanto no cloreto, já com o cobre ha variação do NOX Cu II e I,havendo, portanto diferente comportamento em cada experimento efetuado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com